A Biblioteca Municipal de Albufeira recebe, no próximo dia 15 de abril, a apresentação do livro «Operação Platina», do autor Hélder Neto.

A apresentação decorrerá pelas 16h00, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, e Arménio Aleluia Martins, um dos decanos do jornalismo algarvio e fundador do jornal «Avezinha». Este momento de apresentação conta com o apoio da Associação de Fuzileiros do Algarve.

Esta é uma obra que aborda a Guerra Colonial. Na sinopse pode ler-se: «Este livro é verdadeiro, escrito com histórias difíceis e fáceis nas vidas dos combatentes, com todas as emoções, sofrimentos, dúvidas, confrontos e não será uma obra leve para ser lida.  São relatos do COTI2, tropa de elite na guerra à qual pertenci, onde usei todo o rigor possível para os contar aos leitores. Obrigado às empresas e ou autarquias que ajudaram a divulgar esta parte da História de Portugal, até hoje silenciosa, com verdades. Mentiras, inverdades, mas só assim pode ser reabilitada».

Hélder Neto explica que «A História de Portugal durante este período da guerra está pouco clara, com inverdades e pouca vontade de a esclarecer. Nós, combatentes dela, somos os protagonistas dessa lacuna. Devemos, todos juntos, debater e, assim, nesta matéria sensível, que se tornou silenciosa, encontrarmos as respostas para escrevermos a verdadeira História desse tempo».

 

Biografia:

Helder José Cabrita Simões Neto, nascido a 30 de novembro de 1951, em Albufeira.

Em 1983-84 participou na Colectânea 3 e 4 e em 1984 publicou «Retalhos do Infinito». Em 1987 participou na «Antologia Nacional da Minerva» e 3 anos mais tarde na «VII Antologia da Poesia Contemporânea» com mais 235 autores, oriundos de 40 países, sob a edição de Luís Filipe Soares. Em 1998 participou na «Antologia dos Poetas Portugueses aos 100 anos de Federico Garcia Lorca». Nesse mesmo ano publicou «Pontos…Poéticos».

Até aqui usou o pseudónimo de Jorge de Melo. Como Jorge Neto de Melo publicou em 2001 «A Cor do Silêncio».

Colaborou na «Liga dos Amigos da Poesia» fundado em Portimão, com o objetivo de divulgar a cultura algarvia.

Em 2007 publicou o romance «O Evangelho da Savana». Nos 4 anos seguintes colaborou na «Antologia de Poetas Lusófonos» e finalmente uma coletânea de contos «A Canção da Amizade».

Em 2009 ganhou a Menção Honrosa nos XXXVII Jogos Florais da Festa da Pinha – Estoi.

A partir de 2013 assumiu o nome o nome de Helder Neto e publicou «Paraíso Armadilhado». Nesse ano participou na «Antologia Fogo e Água na Poesia» e editou «Margem De Fumo».

Em 2014 publicou o e-book «Olhares de Emoções» e «Fluente de Poesia». Em 2016 publicou «Ventos da Alma». Já no ano de 2022 publicou «Sentimentos Emergentes».

 

Por: Filipe Vilhena