A 15ª Maratona “Entre o Rio e o Mar”, da responsabilidade da Secção de BTT Os Duraizos da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Longueira, encerra um ciclo de provas e dá a conhecer os vencedores da Taça Concelhia.
As provas da Taça Concelhia de BTT incluem dois percursos: meia-maratona (distância média, entre 40 a 50 km) e maratona (distância longa, entre os 60 e os 80 km). No final da prova serão atribuídos prémios monetários aos três primeiros classificados por escalão, sendo a classificação final de cada atleta estabelecida pelo somatório dos pontos conquistados nas várias provas. Aos melhores atletas de cada escalão será atribuída a camisola de “Vencedor”, que poderá envergar na edição de 2026. Serão ainda atribuídos troféus às três primeiras equipas da classificação geral.
A primeira prova decorreu no dia 13 de abril, com a 3ª Maratona “Terras de Mira” em Santa Clara-a-Velha, promovida pelo Sporting Clube Santaclarense. No dia 1 de junho, Amoreiras-Gare recebeu a 17ª Maratona “Rota do Medronho”, numa organização do Grupo Desportivo e Recreativo de Amoreiras-Gare, seguida pela 13ª Maratona "Desenferruja Canelas" a 28 de setembro, dinamizada pela Associação de Moradores de Vale Bejinha e Carrasqueira.
A Taça Concelhia envolve agentes locais ligados à atividade turística e desportiva e promove o desenvolvimento do BTT no concelho e na região, representando uma oportunidade de dinamização sustentável dos territórios do interior.
CM Odemira