Pôr do Sol e noites musicais com a 9ª edição do Lota COOL Market: Sucesso Marcado pela Sustentabilidade e Inclusão, junto à Antiga Lota na zona Ribeirinha de Portimão
Celebrámos a 9ª Edição do Lota COOL Market, juntamente com os 100 Anos da Cidade de Portimão, em pura diversão, sustentabilidade e muita música! Entre 24 e 28 de julho a Antiga Lota na zona Ribeirinha de Portimão foi palco de um evento repleto de arte, diversão, gargalhadas, música, dança, animação, comida deliciosa e uma fusão de culturas. A 9ª edição do Lota COOL Market não só celebrou o centenário de Portimão, como também destacou o seu compromisso com a sustentabilidade e a inclusão.
 
Sustentabilidade em Destaque
O Lota COOL Market focou-se em apresentar um conceito sustentável, com artesanato de design. Os produtos expostos foram selecionados com base na valorização das cadeias curtas de mercado, dando prioridade aos artesãos locais e regionais do Algarve. Esta abordagem não só reduziu a pegada ecológica do evento, como também incentivou a economia local. Alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 (ODS12), foram promovidas ações de combate ao desperdício alimentar e de incentivo à reciclagem. 
 
Atuações Todas as Noites no Palco do Choque Frontal ao Vivo
Esta edição, como em edições passadas, contou com excelentes atuações ao vivo, que animaram as noites de verão. O palco Choque Frontal ao Vivo abriu com um espetáculo surpresa do Estúdio Dança+, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Álvaro Bila, e do Presidente da Direção da Teia D’Impulsos, Luís Brito, acompanhado pelos músicos Luís Capitão, Leonardo Pisco e Tato Rezende. A noite de calor fechou ao som do DJ Simon. Nos dias seguintes, também pisaram este palco a cantora Ana Tereza e o seu entourage, a DJ Lolo, os alentejanos Adiafa, seguidos do portimonense residente DJ Kobertor. No sábado, foi a vez do cantor Daniel Kemish subir ao palco, conhecido pela sua música americana, folk e country, com um som distintivo que mistura raízes tradicionais americanas com influências contemporâneas. A sua atuação foi seguida do DJ Trippy, produtor conhecido pelas suas misturas inovadoras de música eletrónica e beats contagiantes. Para fechar o último dia, ainda se dançou ao som dos Knight Riders com o seu reportório de música dos anos 80, que, infelizmente, teve de ser interrompido por motivos de segurança das pessoas e equipamento, quando São Pedro decidiu juntar-se à festa, brindando-nos com uma grande tempestade de relâmpagos, trovoada e chuva. Devido a esta mesma razão, teve de se cancelar a performance do DJ Nuno Silva, que também já se encontrava no recinto.
 
Jardim Visconde Bivar também foi palco de Magia
Decorado pela associação cultural Palco das Ondas Invisíveis Studio (P.O.I.S!), este espaço respirou tranquilidade, cor e leveza no meio do silêncio da sua natureza. As tardes contaram sempre com a presença da Kidz&Kraftz, onde as crianças puderam desfrutar de workshops de arte e reciclagem, dando novo significado e vida a uma variedade de objetos de forma divertida. No sábado, contou-se ainda com a participação do Páteo D’Artes, onde as crianças puderam passar de "ilha" em “ilha”, com atividades diferentes em cada uma, explorando o maravilhoso mundo da arte e cultura..
 
Animação de Rua
Aplaudimos o Clube da Batucada da Casa do Povo de São Bartolomeu de Messines pelas suas atuações, usando tambores tradicionais portugueses, onde o público foi desafiado a aprender e a fazer parte da orquestra através de simples exercícios. E assim, de repente, o público foi o artista! Esta orquestra contou com a participação de membros do clube com diversidades funcionais, mostrando que a música é de todos e para todos! O domingo ainda contou com um espetáculo de Dança Contemporânea e Hip-Hop, protagonizado por crianças dos 8 aos 18 anos, dirigido pelo Portimão Dance Studio. 
 
Inclusão e Acessibilidade
O evento destacou-se também pela sua dedicação à inclusão e acessibilidade. Contámos com a colaboração e voluntariado de pessoas com diversidade funcional e mobilidade reduzida, enriquecendo ainda mais a experiência do Lota COOL Market. O espaço foi cuidadosamente preparado para ser acessível a todos, incluindo pessoas com mobilidade reduzida, utilizadores de cadeira de rodas e famílias com carrinhos de bebé. Esta preocupação garantiu que todos os visitantes pudessem desfrutar do evento em condições de conforto e segurança. 
 
Voluntariado e Participação
O Lota COOL Market contou com um aumento significativo de visitantes, como tem acontecido ano após ano, tendo esta edição registado cerca de 50 mil visitas, em conjunto com as celebrações do Centenário da Cidade de Portimão. Procurámos voluntários apaixonados para nos ajudar a fazer deste evento algo inesquecível. Obtivemos uma resposta incrível, tanto em número como em diversidade, e o evento cresceu em qualidade graças a cada um dos voluntários. Um enorme obrigado. 
 
Diversão para Toda a Família
Um evento child-friendly e pet-friendly, amigo dos animais e das crianças, o Lota COOL Market foi para todos e quis que todos se divertissem ao máximo! 
Celebrou-se a vida no Lota COOL Market – onde tradição, inovação e sustentabilidade se encontraram no coração do Algarve.
 
 
Por: Teia D' Impulsos