Para assinalar o Dia Internacional do Voluntariado (5 de dezembro), a Câmara Municipal de Loulé promove esta segunda-feira, 7 de dezembro, pelas 18h00, no auditório da Escola Secundária de Loulé, mais um momento de convívio com todos os voluntários do concelho que, durante o presente ano civil, exerceram esta atividade no território.

Mas esta será também uma ocasião para dar a conhecer a nova Plataforma do Banco Local de Voluntariado de Loulé.

Trata-se de uma ferramenta digital que estará agora ao alcance de todos e que irá beneficiar a ação quer das entidades promotoras de voluntariado, quer dos próprios voluntários.

É uma iniciativa inovadora que se traduz na dinamização de uma bolsa de voluntários e serviços de voluntariado, através de uma plataforma digital interativa desenvolvida de raiz no âmbito do presente projeto. A mesma foi desenvolvida com o objetivo de criar um instrumento diferenciado de gestão, monotorização e divulgação do voluntariado, tanto na facilitação de inscrição dos voluntários como na divulgação das ações.

Esta plataforma permitirá a realização de programas ou pequenas ações de voluntariado em instituições de economia social do concelho que trabalham com pessoas em risco de exclusão social, nas mais variadas funções.

Mas para prestar uma homenagem e reconhecimento a todos os que, de forma voluntária e altruísta, têm disponibilizado o seu tempo a várias causas, a Autarquia irá realizar um programa de animação com apontamentos culturais com dança contemporânea e música. 

“O Município de Loulé pretende reconhecer o esforço de todos aqueles que doam um um bem precioso, cada vez mais escasso nas nossas vidas: o tempo! Através de um gesto absolutamente abnegado muito têm contribuído  para atenuar as disparidades sociais e promover a necessidade de ajudar o próximo “, sublinha o presidente Vítor Aleixo.

Refira-se que o Banco Local de Voluntariado do Concelho de Loulé tem permitido a colocação de voluntários nas áreas de maior carência identificadas pelas instituições particulares de solidariedade social, de forma a auxiliá-las a colmatar as principais necessidades e a ultrapassar alguns obstáculos com que se deparam no seu quotidiano.

Por outro lado, a sua ação pode ser desenvolvida em todos os domínios da atividade humana como sejam a cidadania, ação social, saúde, educação, ciência, cultura, defesa do património e do ambiente, defesa do consumidor, cooperação para o desenvolvimento, emprego e formação profissional, reinserção profissional, proteção civil, desenvolvimento da vida associativa e da economia social, solidariedade social, desporto, entre outros.

Em 2021, a ONU destaca a importância do Voluntariado para a construção de um futuro próspero, reconhecendo que o trabalho e o compromisso de milhões de voluntários em todo o mundo são cruciais para alcançar os objetivos globais e têm sido essenciais durante a crise da COVI-19.