Consideramos que uma decisão dessa natureza representaria um grave retrocesso na capacidade de resposta em emergência médica numa região com características únicas e exigências permanentes.
A Delegação Regional do INEM do Algarve foi inaugurada em maio 2024, com a presença da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, resultando de um projeto de cooperação entre o Município de Loulé e o INEM, concebido para servir toda a região algarvia, reforçando a eficácia, a coordenação e a proximidade do socorro de emergência médica.
O edifício integra Centro de Formação, Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), Gabinetes de Coordenação Regional e de Enfermagem, apoio logístico e instalações operacionais, dispondo de todas as condições para os profissionais do INEM. Está inserido na Cidadela da Segurança e Proteção Civil de Loulé, junto ao nó da A22, onde se encontram concentrados o Quartel dos Bombeiros Municipais, o Comando Regional de Emergência e Proteção Civil (CREPC), o heliporto municipal, uma das bases dos helicópteros do INEM, potenciando sinergias operacionais, formativas e estratégicas.
O Município espera que o bom senso prevaleça, que esta estrutura permaneça ao serviço da região do Algarve e do país. Acreditamos igualmente, que seja garantida, a plena operacionalidade do helicóptero de emergência médica sediado em Loulé, cuja inoperacionalidade recorrente compromete o socorro e gera alarme social.
“O Algarve precisa da permanência e da operacionalidade desta infraestrutura moderna e integrada, pensada para servir toda a região. Acreditamos que, depois de vários meses após a sua inauguração, é essencial manter esta resposta, construída com visão estratégica e cooperação institucional”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Telmo Pinto.
O autarca já manifestou junto das entidades competentes a preocupação do Município a qualquer solução que implique o encerramento do INEM Algarve, alertando para a desproteção dos cidadãos, o desperdício de investimento público e o enfraquecimento do sistema de emergência médica regional.
Loulé sempre esteve e continuará a estar do lado da construção de soluções e das opções políticas para a resposta pública na resolução das necessidades reais das populações.
CM Loulé




