No passado dia 5 de novembro, às 11h05, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil promoveu o exercício público de âmbito nacional, denominado A TERRA TREME, coincidindo com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami.
Neste sentido, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé, em estreita articulação com Escola EB 2,3 do Agrupamento de Escolas D. Dinis em Quarteira, promoveu um exercício à escala real de sismo seguido de tsunami.
O exercício, que teve a colaboração do Instituto Superior Técnico e contou também com a presença da Autoridade Marítima, Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Municipais de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, Inframoura e comunidade escolar, envolveu cerca de 700 pessoas. Numa primeira fase, o exercício visou testar a preparação da comunidade escolar para saber como agir, antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente conhecendo as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar, procedendo, de seguida, à evacuação das salas para os três pontos de encontro internos da escola.
Após os procedimentos, e decorridos alguns minutos, a viatura da Proteção Civil, com auxílio do sistema de som, deu o “Alerta de Tsunami”. Pela primeira vez, procedeu-se à evacuação de um estabelecimento escolar em caso de tsunami, tendo toda a comunidade escolar seguido a sinalética instalada das rotas de evacuação em caso de tsunami, até ao ponto de encontro exterior.
Esta iniciativa visou, por um lado, testar os procedimentos e articulação, quer da escola, quer ainda dos agentes de Proteção Civil e entidades envolvidas na evacuação, sendo de todo justificável, uma vez que a escola, localiza-se numa área inundável em caso de tsunami.
Importa referir que este exercício se enquadra na Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva 2030 (Estratégia 2030), no âmbito da resolução nº 160/2017 de 30 de outubro do Conselho de Ministros de 2021, a qual estipula que os municípios devem promover a elaboração de Planos de Evacuação devido a tsunamis nas zonas costeiras. Por outro lado, ocorre após a conclusão da instalação de sinalização uniformizada de vias de evacuação face ao risco de tsunami e respetivos pontos de encontro, na freguesia de Quarteira, sendo a única do Algarve com sinalética em toda a sua orla costeira.
Ainda neste dia, durante a tarde, realizou-se o webinário “Tsunamis Estamos Preparados?”, nas instalações do Serviço Municipal de Loulé, promovido pelo programa “Estudo em Casa” do Ministério da Educação. A sessão teve como oradora convidada a professora catedrática Maria Ana Batista, que participou no exercício em Quarteira no período da manhã, constando a evidência e o envolvimento desta iniciativa da Proteção Civil Municipal. Neste webinário participaram 196 intervenientes.