Morreu Joaquim Vairinhos, antigo Presidente da Câmara Municipal de Loulé, aos 77 anos.

Faleceu hoje o Professor Joaquim Vairinhos, antigo presidente da Câmara Municipal que, ao longo de mais de três décadas, desempenhou um papel fundamental no mundo do desporto, da educação, da cultura e da política do concelho, tendo contribuído de forma decisiva para o desenvolvimento, não só do território de Loulé, como de toda a região do Algarve.

O antigo eurodeputado socialista e presidente da Câmara de Loulé Joaquim Vairinhos morreu hoje em Faro, aos 77 anos, sendo recordado pelo PS como um líder político “corajoso e permanentemente inconformado”.

Numa nota de pesar, a Federação Regional do Algarve do PS lamenta “profundamente” a morte do antigo político, lembrando-o como um “combatente pelo Algarve” e também pela sua cidade, Loulé, que “colocou sempre acima de tudo”.

“Os socialistas algarvios perderam um dos seus melhores dirigentes. Um homem livre que pensava e agia pela sua cabeça, pautando a sua ação política com elevado sentido de solidariedade, tendo após o abandono das funções políticas executivas sido um exemplo de intervenção cívica e cultural”, lê-se na nota.

O ex-eurodeputado e também antigo presidente do PS Algarve era natural de Loulé, onde nasceu em 17 de Maio de 1944.

Foi professor do Ensino Básico, ingressando na política autárquica, primeiro como vereador da Câmara de Loulé, depois como presidente, cargo para o qual foi eleito em 1989.

Suspendeu o mandato naquela autarquia em 1999 para assumir as funções de deputado ao Parlamento Europeu.

Em homenagem a Joaquim Vairinhos, o PS/Algarve decidiu colocar as bandeiras nas suas sedes a meia haste.

Homenagem a Joaquim Vairinhos no passado dia 1 de fevereiro

No passado dia 1 de fevereiro, Loulé celebrou os 34 anos de elevação ao estatuto de cidade com uma homenagem a Joaquim Vairinhos, um dos louletanos que contribuíram de forma decisiva para o desenvolvimento e projeção deste território. Na altura, o Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, e Joaquim Vairinhos descerraram, no Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé, uma placa com o nome do antigo autarca, que passou a ser patrono deste equipamento desportivo de referência da cidade.

Durante a cerimónia, marcada por momentos emotivos, Vítor Aleixo lembrou o percurso de Joaquim Vairinhos enquanto docente de educação física e também na política. “Foi um grande autarca de Loulé, que marcou a cidade em vários setores, como a educação, desporto, cultura e na política”. “Esteve presente em momentos cruciais, quando os dossiers de gestão pública e política tomaram outro rumo”, frisou na altura o Presidente da Câmara Municipal de Loulé. O autarca de Loulé enalteceu ainda o lado mais sensível de Joaquim Vairinhos em relação aos docentes da cidade. “Ele como professor soube interpretar as necessidades, dificuldades e sonhos da profissão. A partir do exercício de autarca de Joaquim Vairinhos, os professores entraram como atores fundamentais da vida comunitária em Loulé”, acrescentou. Na cerimónia, foi ainda recordada a importância de Joaquim Vairinhos para a evolução do desporto em Loulé e na “construção do Pavilhão Municipal de Loulé, muitos campos de futebol e espaços desportivos”.

Joaquim Vairinhos, para além de autarca de Loulé, foi professor, atleta, dirigente desportivo e poeta. Nesse evento, Joaquim Vairinhos subiu também ao palco para recordar e agradecer a muitas das pessoas que fizeram parte do seu percurso profissional e também de vida e terminou com pedido a todos: “Na minha despedida, quero que me recordem como um «algarvio marafado»".

O nosso jornal presta as mais sentidas condolências a todos os familiares e amigos do «algarvio marafado», que deixa a sua marca e legado na cidade de Loulé.

Por: Filipe Vilhena