Luís Araújo será o novo presidente do Turismo de Portugal. Luís Araújo foi até aqui administrador do Grupo Pestana responsável pelas operações hoteleiras da América hispânica e vai substituir João Cotrim de Figueiredo, que apresentou demissão do cargo, no passado dia 11 de fevereiro.

O novo presidente do instituto público é licenciado em Direito com diversas especializações em hotelaria pela Universidade de Cornell. Luís Araújo iniciou a sua carreira no Grupo Pestana no Departamento Jurídico (de 1996 até 2001). De 2001 a 2005 trabalhou na sucursal do grupo Pestana no Brasil onde foi, sucessivamente, assessor da administração para novos projetos, membro do Conselho de Administração e Vice-Presidente na América do Sul, responsável pela área de desenvolvimento e operações.

Foi ainda Chefe de Gabinete do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade (entre 2005 e 2007) do XVII Governo Constitucional, do qual José Sócrates era primeiro-ministro.

Luís Araújo regressou ao Grupo Pestana como membro do Conselho de Administração responsável pelas áreas de Recursos Humanos, Comunicação e Marketing, TI e Compras, bem como pela área de novos projetos na América do Sul, até 2011.

Recorde-se que o anterior presidente do Turismo de Portugal foi um dos três finalistas do concurso público  para presidente do conselho diretivo do instituto público aberto pela CReSAP – Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública em setembro de 2013, tendo sido posteriormente nomeado pelo anterior secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, em novembro do mesmo ano.

 

Por Publituris