Os pavões do Jardim da Alameda João de Deus, em Faro, decidiram invadir o espaço exterior da sede do IPDJ, mesmo ali ao lado, dando outro encanto ao magusto partilhado do JAT – Janela Aberta Teatro com o Grupo de Teatro Comunitário de Quarteira – Fora da Caixa e o Teatro de VizinhEs, de Faro, que decorreu na tarde deste domingo, 10 de novembro.
O Grupo de Teatro Comunitário – Quarteira Fora da Caixa subiu ao palco com a peça Cinema Miami e o Teatro de VizinhEs brindou o público com a peça Sai da Frente, numa sala com lotação esgotada. 
 
CINEMA MIAMI, numa encenação de Miguel Martins Pessoa e Diana Bernedo, do JAT – Janela Aberta Teatro é o primeiro espetáculo do grupo e conta a história de uma comunidade que vê o seu Cinema fechar, numa clara alusão ao antigo Cinema Mariani, em Quarteira. Em cena é simulada, com muita graça, a projeção dos filmes Tarzan – O Rei dos Macacos, Romeu e Julieta e Titanic. 
 
O Grupo de Teatro Comunitário de Quarteira é uma iniciativa de Miguel Martins Pessoa e Diana Bernedo, do Colectivo JAT – Janela Aberta Teatro e conta com a parceria da Junta de Freguesia de Quarteira e da Câmara Municipal de Loulé. 
 
SAI DA FRENTE é um espetáculo de Teatro Comunitário, que conta, através de uma visão crítica e poética, o dia a dia de uma comunidade Algarvia que se vê impedida de chegar à praia de Faro, num qualquer dia de Verão. 
Conflitos sociais e humanos, numa comédia interpretada pela comunidade para a comunidade. 
 
O Teatro de VizinhEs – Faro é um projeto de Teatro Comunitário do JAT – Janela Aberta Teatro, composto por vizinhos e vizinhas de Faro, de todas as idades. A sua prática assenta na ideia de arte e transformação social. 
 
No final das atuações, houve um magusto comunitário aberto ao público em geral, com muitas iguarias preparadas pelos vizinhes-atores e vizinhas-atrizes, onde não faltaram as castanhas assadas e a jeropiga.
 
 
Jorge Matos Dias