A despedida do «ano velho» e a entrada em 2025 com o Albufeira Carpe Nox, na Praia dos Pescadores, já é uma referência dos principais cartazes de Réveillon.

Na noite mais esperada do ano, mais de 230 mil pessoas, “um mar de gente” encheram a Praça dos Pescadores, o areal até à Praia do Peneco, os principais miradouros e ruas sobranceiras à praia para desfrutarem do melhor Fim de Ano do país que, também, já atrai muitos visitantes a nível internacional. No dia 31 de dezembro, para além do concerto com alinhamento exclusivo da banda Xutos & Pontapés, a entrada no novo ano foi feita ao som de uma banda sonora épica e original sincronizada com 500 drones, pirotecnia, lasers e efeitos especiais; um momento artístico único e o maior espetáculo de drones realizado em Portugal. Seguiu-se a atuação do Dj Diego Miranda, que pôs toda a gente a dançar até de madrugada. O programa Albufeira Carpe Nox arrancou no dia 30 de dezembro com o espetáculo de Dino D`Santiago no palco da Praia dos Pescadores, mas englobou, ainda, um conjunto diversificado de atividades, nomeadamente a 2ª edição do Street Food Internacional com o Chefe Nuno Bergonse e o Paderne Medieval. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, destaca que ano após ano o programa vai sendo melhorado e inovado com vista a atrair mais visitantes a Albufeira nesta época do ano, o que contribui para fazer do Albufeira Carpe Nox uma marca forte e inesquecível”. 

Albufeira continua a ser o destino preferido de milhares de famílias para as Comemorações de Fim de Ano. Este ano, a Praça dos Pescadores recebeu mais de 230 mil pessoas, que escolheram o idílico cenário junto ao mar para se despedirem de 2024 e darem as boas-vindas a 2025. O destaque deste ano do Albufeira Carpe Nox vai para o maior espetáculo de drones realizado em Portugal.

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira faz questão de afirmar que o Albufeira Carpe Nox é um dos eventos âncora do concelho e uma das principais referências dos cartazes de Fim de Ano em Portugal e, mesmo, a nível internacional” José Carlos Rolo, realça a atuação de grandes nomes do panorama musical nacional, este ano com destaque para a atuação dos Xutos & Pontapés. Mas o Albufeira Carpe Nox não se resume aos dois dias de concertos junto ao mar, ao fogo-de-artifício e ao espetáculo de drones, refere, “há toda uma programação associada que vai de 28 de dezembro a 1 de janeiro”, com o Paderne Medieval, uma viagem ao século XIV, numa freguesia do interior do concelho, classificada como aldeia de Portugal, que este ano recebeu 25 mil visitantes, e o Street Food International com o chef Nuno Bergonse, no Largo Eng.º Duarte Pacheco, uma experiência gastronómica com sabores de várias partes do mundo. Estes dois eventos voltaram a ser um sucesso. O autarca frisa também que o Albufeira Carpe Nox é uma aposta ganha, o que implica uma maior responsabilidade por parte da autarquia, que ano após ano tem de ter o cuidado de melhorar, surpreender e inovar, não esquecendo as questões ligadas à segurança. Este ano tivemos mais de 230 mil pessoas a assistir ao espetáculo e tudo correu lindamente, porque acautelámos ao milímetro a segurança”. Recorde-se que normalmente esta é uma altura de muitos excessos, realça, pelo que o evento é um bom exemplo nesta matéria. “Destaque-se que não foram registadas ocorrências significativas, isto graças à excelente coordenação de esforços entre as várias forças no terreno, nomeadamente GNR, Bombeiros Voluntários de Albufeira, Cruz Vermelha Portuguesa, Serviço Municipal de Proteção Civil, Polícia Municipal, Delegação Marítima e Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira, “entidades a quem desde já agradeço e cujo trabalho de planeamento e intervenção antes, durante e a seguir ao espetáculo, foram essenciais para a segurança de milhares de pessoas que escolheram Albufeira para celebrar a Passagem de Ano”.

“O impacto do Albufeira Carpe Nox na economia local é sobejamente importante”, sublinha. José Carlos Rolo refere que “o Algarve e Albufeira em particular tiveram uma excelente ocupação hoteleira, sendo que os números apontam para cerca de 90 por cento de ocupação entre o Natal e o Fim de Ano. Os restaurantes e o comércio local beneficiaram, igualmente, do elevado número de pessoas que escolheram Albufeira nesta época do ano, o que confirma que temos condições para ter turismo ao longo de todo o ano”, afirma o presidente da autarquia.

De sublinhar que a quarta edição do Albufeira Carpe Nox superou todas as expectativas, sendo que o evento já se afirma como uma marca incontornável da programação de Fim de Ano a nível nacional e internacional. À semelhança das anteriores edições foi escolhido um palco arrojado e interativo, com recurso a projeção vídeo, iluminação e cenografia inovadora, o que contribuiu para um espetáculo imersivo e emocionante.

No dia 31, às 22h00, os Xutos & Pontapés subiram ao palco, para um concerto com alinhamento exclusivo em que interpretaram os grandes êxitos da banda, no ano em que celebram 45 anos de carreira. Às 00h00, a contagem decrescente fez-se a partir do palco com uma live act interativa e milhares de pessoas a olharem para o céu. Uma banda sonora sincronizada com 500 drones, lasers e pirotecnia aquática criaram um momento artístico de rara beleza, em que Margarida Vila Nova e Pedro Ribeiro acompanharam o espetáculo que relata uma história em que o “coração da humanidade” é o principal destinatário de todos os desejos para 2025. Público, palco, céu e mar conjugaram-se num espetáculo único que, seguramente, ficará gravado na memória de todos os que assistiram. Refira-se que este foi o maior espetáculo de drones realizado em Portugal. A animação continuou pela noite dentro, com o DJ Diego Miranda considerado um dos maiores DJ`s mundiais da atualidade e o Top 1 a nível nacional.

Mas a animação na Praia dos Pescadores arrancou logo no 30 de dezembro, às 22h00, com o espetáculo do algarvio Dino D´Santiago que protagonizou um concerto especial, acompanhado por uma banda com quatro dos mais consagrados músicos nacionais. Seguiu-se a atuação da DJ Ana Isabel Arroja, que pôs toda a gente a dançar até à 01h00. Refira-se que neste dia a Rádio Comercial realizou uma emissão especial a partir da Praia dos Pescadores.

Por CM Albufeira