Mais de duas mil pessoas são esperadas durante a quadra natalícia em Odeleite, no concelho de Castro Marim, onde foi recriado um presépio vivo com cerca de 50 figurantes.

Vários cenários montados ao longo da rua principal da localidade algarvia transformam-na numa Aldeia Presépio, retratando o imaginário de Natal, com cerca de dois mil anos, onde se destaca o estábulo com a manjedoura e o menino Jesus, representado por um bebé com apenas três meses de idade.

Construídos com materiais diversos, como canas, madeira, cortiça, palha, areia e pedras, os cenários integram figuras de camponeses, carpinteiros, guardas romanos e reis magos, todos trajados a rigor.

A Associação Social da Freguesia de Odeleite, organizadora do evento, espera que a Aldeia Presépio seja visitada por milhares de pessoas, oriundas na sua maioria de Espanha, país que está a cerca de 20 quilómetros de distância.

São esperados “muitos turistas espanhóis, portugueses de todo o país e que nesta altura têm por tradição visitar Odeleite", disse à agência Lusa, a presidente da associação organizadora, Paula Gomes.

"Prevemos atingir as duas mil pessoas. Apesar do frio esperado para a época", disse Paula Gomes, frisando que Odeleite "recebe habitualmente muitos visitantes durante a quadra natalícia por ter características muito próprias de uma aldeia presépio, por se encontrar numa encosta".

Para concretizar a iniciativa, a associação "mobilizou as centenas de residentes, bem como os comerciantes locais, eles próprios empenhados na construção dos cenários e na criação das vestes dos figurantes", destacou a presidente da associação local.

Para o presidente da Câmara de Castro Marim, Francisco Amaral, a iniciativa é uma forma de promover a localidade de Odeleite, "habitada por gente simples, humilde e que respeita a história e a cultura do povo".

A população recriou “o ambiente que se viveu em Belém há dois mil anos, com a etnografia, artesanato e cultura locais que continuam a perdurar” em Odeleite, disse o autarca.

"É uma aposta ganha que valoriza o território, o concelho e a cultura", destacou Francisco Amaral, sublinhando que Odeleite "será, certamente, a capital do Natal no Algarve".

Os visitantes da Aldeia Presépio de Odeleite podem encontrar até ao dia 28 de dezembro, além do presépio vivo, uma feira com 25 produtores locais e 20 artesãos, tasquinhas com iguarias, doces e diversos petiscos.

 

Por: Lusa