Centenas de crianças de 3, 4 e 5 anos no Algarve estão sem vaga no pré-escolar público e privado, após o encerramento das salas de pré primária nas instituições que frequentavam. Esta falha grave no sistema educativo está a interromper um processo pedagógico vital e a criar um enorme problema para as famílias.
Impacto na Educação e na Sociedade:
A falta de vagas no pré-escolar público e privado poderá causar um impacto muito negativo no desenvolvimento das crianças, que, estando integradas num contexto escolar e social, poderão vir a ser obrigadas a ficar em casa, por 1 ano ou 2 anos, ninguém sabe ao certo! 
 
Impacto nas Famílias:
Não existindo vagas na pré primária pública e privada, as famílias estão perante uma situação muito complicada, não tendo onde deixar os filhos, a solução é deixarem os empregos? Não nos parece uma solução viável, pelo que precisamos de soluções imediatas. 
 
Medidas Governamentais Insuficientes:
Apesar das medidas emergenciais anunciadas pelo Governo, não são criadas novas vagas no ensino público, mas permitem e fomentam o encerramento de salas de pré primária privadas, sem criarem alternativas para as necessidades existentes. 
 
Apelo às Autoridades:
Exigimos que o Ministério da Educação e as Câmaras Municipais, tomem medidas imediatas, urgentes e concretas para resolver esta crise e garantam que todas as crianças tenham acesso ao pré-escolar, já este ano, conforme decorre da legislação vigente. 
NÃO QUEREMOS MAIS PROMESSAS, QUEREMOS SOLUÇÕES IMEDIATAS! 
 
 
Por: Educação Para todos Faro