O MAR Shopping Algarve vai promover a 2ª Edição da Limpeza da Ria Formosa no âmbito da SEIVA21, Semana da Educação e Iniciativas de Voluntariado Ambiental, que decorre entre 10 e 17 de outubro.

Durante esta semana promovida pela APA – Associação Portuguesa do Ambiente -, e que conta com várias entidades parceiras, o MAR Shopping Algarve organiza a limpeza da Praia de Faro e Ria Formosa, que culminará num workshop gratuito sobre o Impacto da poluição nos organismos marinhos.

Recorde-se que em maio, antes do início da época balnear, o MAR Shopping Algarve promoveu a primeira edição da limpeza da Ria Formosa, projeto que dá agora seguimento com nova edição. Esta iniciativa, além do impacto óbvio da limpeza, pretende promover a consciência ecológica, inspirar a comunidade a reduzir a pegada ecológica, proteger e preservar a Ria Formosa, a fauna e ciclos de nidificação, sinalizar as áreas protegidas com sinalética e ainda avaliar o impacto humano no ecossistema, nomeadamente quando as boas práticas de deposição do lixo não são respeitadas.

Ana Antunes, Directora-geral do MAR Shopping Algarve, garante que “A nossa responsabilidade, como membros desta comunidade, é envolvermo-nos no bem-estar comum e na preservação dos recursos. Nesse sentido, estamos muito satisfeitos com esta parceria com a APA e na possibilidade de contribuirmos ativamente para proteger a Ria Formosa. Mais do que uma simples ação de limpeza, usaremos o nosso espaço e plataformas para continuar a alertar para o impacto do comportamento humano durante a época balnear no ecossistema, nomeadamente no que respeita à quantidade de lixo produzida e abandonada nas dunas e no mar”.

A limpeza da Ria Formosa acontece dia 16 de outubro, das 09h30 às 12h00 e os participantes terão acesso a um KIT de participação composto por sacos específicos para os diferentes resíduos, luvas, máscaras certificadas e uma t-shirt. Para participar nesta segunda limpeza da Ria Formosa, os participantes podem inscrever-se gratuitamente no balcão de informações do centro ou através do número de Whatsapp, disponível no site do MAR Shopping Algarve.