Magalhães sagrou-se campeão júnior no campeonato Rumblefish realizado na Praia do Amado, Aljezur, na sexta-feira 5 de Setembro.

Ao vencer esse primeiro evento europeu da Volcom Totally Crustaceous Tour 14-15, o surfista algarvio fica em boa posição para tentar o apuramento para o TCT Global Championships, que vai disputar-se nos Estados Unidos da América, em Newport Beach, California, entre os dias 24 e 26 de Abril de 2015.

"É o primeiro campeonato que ganho este ano e é bastante importante", disse o surfista, ao Swell-Algarve. Frederico 'Martim' Magalhães tem 17 anos de idade, é atleta do Clube Naval de Portimão e surfista de elite da Federação Portuguesa de Surf, integrado na equipa nacional júnior, da qual são convocados os atletas para representar Portugal em competições internacionais.

Volcom Totally Crustaceous Tour é um circuito destinado a captar talentos jovens a nível mundial e que se caracteriza por eventos que oferecem inscrições gratuitas e bastantes prémios na praia, criando um ambiente de convívio muito especial. O Rumblefish@Amado juntou mais de cem atletas e foi disputado nas categorias Pro-Am (17 a 20 anos de idade feitos até 1 de Agosto de 2014), Junior (14-16), Grom (11-13), Squids (10 e mais novos) e Girls (até aos 20 anos).

Martim Magalhães venceu o Rumblefish@Amado na categoria Junior, 'varrendo' os três 'heats' disputados nesta categoria. O atleta considerou que passou a meia-final em primeiro  "com sorte" e ficou surpreendido com a vitória na final. "Foi inesperado. Pensei que ia ficar em 2º ou 3º. Sabia que só tinha uma onda boa; uma onda de 'set' e mesmo assim sem junção", disse o atleta. ao Swell-Algarve. 

O apuramento para o TCT Global Championships obriga os atletas europeus a competir em pelo menos dois eventos TCT no Velho Continente. Com o resultado alcançado no Amado, Martim ganhou acesso ao próximo TCT europeu, o Mulletfish@Hossegur, em França, nos dias 1 e 2 de Novembro. "Em França, vou tentar fazer final", prometeu Martim Magalhães.

Tomás Alcobia, 19 anos de idade, foi outro surfista em destaque no Rumblefish@Amado, ao sagrar-se vice-campeão na categoria Pro-Am. O surfista de Lagos, com 19 anos de idade, confessou ao Swell-Algarve que o 2º lugar no campeonato "soube a pouco". Tomás Alcobia liderou a final Pro-Am desde o princípio e acabou por perder a bateria na última onda.

Outros bons resultados algarvios no Rumblefish@Amado foram alcançados por António Silveira (5º na categoria Junior), André Lang (7º Pro-Am), Ricardo Augusto (5º Grom) e João Maria Mendonça (4º Squids).

 

Por: SWELL ALGARVE