Piloto do Algarve regressou a Viana do Castelo para o Campeonato Nacional

Cumprida a quarta jornada do Campeonato Nacional de Karting da categoria Iniciação, no Kartódromo de Viana do Castelo, Mateus Cabrelli reforçou a liderança e já é ‘virtual’ Campeão Nacional. ‘Virtual’ porque falta disputar apenas mais uma prova – agendada para os dias 19 e 20 de setembro e que será disputada no KIRO-Kartódromo do Oeste, situado no Bombarral –, na qual o piloto do Algarve tem apenas de participar para consumar o título. Mateus Cabrelli está na primeira posição da classificação geral do campeonato com 266 pontos, totalizando mais 40 do que o segundo classificado, o lisboeta Manuel dos Santos.

Apesar de ter ampliado a vantagem pontual para a concorrência, a quarta prova do Campeonato Nacional de Karting da categoria Iniciação não foi nada fácil para Mateus Cabrelli no Kartódromo de Viana do Castelo.

Nos treinos cronometrados, o piloto do Algarve estabeleceu a terceira melhor e na primeira manga de qualificação cruzou a meta na sexta posição, já que depois de um toque entre dois karts, um dele acabou por embater no kart de Mateus Cabrelli obrigando-o a sair de pista, numa altura em que ia ascender à segunda posição. O jovem piloto de seis anos ainda regressou ao traçado, mas, como já mencionámos, não conseguiu melhor do que a sexta posição, dado que não teve tempo para recuperar o ‘prejuízo’. Já na segunda manda de qualificação, Mateus Cabrelli conseguiu garantir o terceiro lugar e garantiu igual posição na grelha de partida para a Final 1.

Na Final 1, o piloto algarvio – que alinha pela equipa Madi Motorsport, aos comandos do seu kart equipado com chassis Birel e motor Honda –, impôs-se nos lugares da frente e viu a bandeira xadrez na segunda posição, conquistado mais um pódio: o sexto nesta época.

Na Final 2, a concorrência esteve muito forte, mas Mateus Cabrelli ainda liderou a corrida, só que depois acabou por cruzar a meta novamente na segunda posição. Contudo, o Colégio de Comissários Desportivos entendeu que o jovem algarvio fez falsa partida e penalizou-o com 10 segundos, pelo que foi relegado para a quarta posição.

Mesmo assim, com os resultados que obteve na prova minhota, Mateus Cabrelli regressou ao Algarve com a liderança reforçada, passando a ter 40 pontos de vantagem para o segundo classificado, em vez dos 38 com que se apresentou nesta quarta prova. “Não foi uma prova tão positiva para mim como nas anteriores, mas voltei a conquistar um lugar no pódio e com mais um quarto lugar… continuo na primeira posição do campeonato. Espero na última prova que tudo corra bem e confirme o título de Campeão Nacional”, comentou Mateus Cabrelli no final da jornada minhota.

 

Por: Promo Karting