Corredor da Anicolor/Campicarn brilhou na chegada a Montemor-o-Novo

Foi para Santiago Mesa a segunda etapa da 43.ª edição da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola, que ligou Ferreira do Alentejo a Montemor-o-Novo, esta quinta-feira.

O sprinter da Anicolor/Campicarn sobreviveu às dificuldades do último quilómetro de corrida e, numa imponente demonstração de força, impôs-se na chegada ao Castelo, com vantagem face a Nico Tivani, da Aviludo-Louletano-Loulé, e Albert Roca, da Caja-Rural-Alea.

Mais cedo, de Ferreira do Alentejo partiram 136 ciclistas para um percurso de praticamente 162 quilómetros, e com Jens Verbrugghe (NSN Development Team) a envergar a Camisola Amarela – Crédito Agrícola de líder da Classificação Geral, depois de ter triunfado na etapa inaugural.

Nunes & Sansano, a sociedade que pegou nas rédeas da corrida

Os primeiros quilómetros do dia foram com o pelotão compacto, e só já depois da primeira Meta Volante do dia, em Cuba, é que houve fugitivos. Roger Pareta, da Movistar Team Academy, passou à frente nesse sprint intermédio e pouco depois dois corajosos tomaram as rédeas da corrida: Hugo Nunes (Credibom/LA Alumínios/Marcos Car) e Alvaro Sansano (Cortizo).

A dupla atacou, distanciou-se do pelotão e andou fugida largos e largos quilómetros. Passou à frente na Contagem de Montanha de Escoural, de terceira categoria, com vantagem para Hugo Nunes, e na Meta Volante de Montemor, aí com vantagem para Sansano.

Dentro dos últimos 50 quilómetros, no entanto, a dupla desfez-se: Hugo Nunes forçou o ritmo e deixou Sansano para trás, numa posição intermédia. O ciclista português percorreu vários quilómetros a solo, mas acabou por ser alcançado a menos de 15 mil metros para a meta.

Com o pelotão compacto – e já reduzido –, a situação de corrida intensificou-se, com muita luta por posicionamento, até porque os últimos metros eram técnicos e em subida.

Mesa não deu hipóteses na chegada ao Castelo

A Aviludo-Louletano-Loulé entrou forte para a derradeira parte da corrida, na tentativa de trabalhar para Tivani, mas não contava com um Mesa tão rápido. O sprinter ultrapassou as dificuldades, aumentou o ritmo na chegada final e cortou a meta em primeiro: é agora o dono da Camisola Amarela – Crédito Agrícola, de líder da Classificação Geral.

“Um dia bonito, que ansiava. Uma das corridas que preparei nesta primeira fase da temporada. Ontem a vitória escapou-nos, mas hoje tínhamos outra oportunidade e trabalhámos para ela”, afirmou, no final da etapa.

Verbrugghe também vinha bem colocado para disputar a vitória, mas um toque afastou-o dessa luta. O jovem belga perdeu várias posições na geral, mas é segundo classificado na luta dos pontos pela Camisola Verde – Delta Cafés, atrás precisamente de Santiago Mesa.

Por isso, Verbrugghe vai vestir de verde, enquanto Mesa vai assim partir para o contrarrelógio desta sexta-feira com a Amarela vestida. Hugo Nunes é agora o Camisola Azul – RTP, da montanha, e Roger Pareta (Movistar Team Academy) é o Camisola Branca – Turismo do Alentejo, da juventude.

Horários

25/03 | Sines – Almodôvar | 173.7 km | 12h10-16h23

26/03 | Ferreira do Alentejo – Montemor-o-Novo | 160.5 km | 12h25-16h19

27/03 | Crato – Crato (CRI) | 23.2 km | 13h59

28/03 | Vila Viçosa – Serra de São Mamede | 153.3 km | 10h45-14h29

29/03 | Moura – Évora | 163.1 km | 11h30-15h28

 

FPC