Miguel Araújo é hoje considerado um dos grandes nomes da música portuguesa, destacando-se como compositor, letrista, cantor e músico, sendo bem-sucedido em cada uma destas vertentes que compõem a sua multifacetada e eclética carreira.
São já muitas as canções da sua autoria, cantadas por si e por outros, que fazem parte do espólio das grandes canções populares portuguesas deste século. Como escreveu o Expresso em 2012, “é notório que Miguel Araújo se tornou um dos melhores fabricantes de canções que o País viu surgir este século”.
Depois de “Cinco Dias e Meio” (2012) e de “Crónicas da Cidade Grande” (2014), Miguel Araújo prepara agora o terceiro álbum de originais, com lançamento previsto para breve.
A 24 de março, o Auditório Municipal de Olhão recebe em festa o concerto de Miguel Araújo, onde irão ser apresentados vários temas do novo álbum e também os sucessos já bem conhecidos do público, entre os quais “Os Maridos das Outras”, “Dona Laura” ou “Recantiga”.
A convidada de Miguel Araújo nasceu no Porto e chama-se Elvira Brito e Faro, mas todos a tratam por Via. Autodidata na guitarra e no ukelele, conta já com uma formação musical muito rica e diversa, tendo passado pela Escola Maiorff, pela Valentim de Carvalho e posteriormente pela Faculdade Nova de Lisboa, onde se licenciou em Ciências Musicais.
Estudou piano jazz no Hot Club, e atualmente na ESMAE. Via integra a Primeira Linha em 2016 e está já a trabalhar em novos temas, que serão incluídos no primeiro álbum, a ser lançado no final de 2017. O primeiro single será lançado brevemente.
Por: CM Olhão