O Ministro da Agricultura vai propor aos seus homólogos europeus do sul, que os apoios comunitários para o sector vitivinícola se prolonguem até 2020, segundo uma nota do Governo.

Capoulas Santos vai reunir-se com os ministros da agricultura dos países do sul da Europa em Verona, Itália, para concertar posições políticas comuns para defender na União Europeia os sectores do vinho e dos hortofrutícolas.

O objetivo de prolongar o programa Vitis, segundo Capoulas Santos, é dar continuidade ao investimento no sector vitivinícola, orientado para a qualidade e para a internacionalização, mantendo os apoios dirigidos para a reestruturação e reconversão das vinhas, bem como a promoção de produtos de qualidade em países terceiros.

O encontro decorre à margem da Vinitaly, um certame de vinhos exclusivamente dedicado a profissionais, que reúne nesta 50ª edição quase 4 mil expositores, oriundos de 29 países, entre os quais duas empresas portuguesas exportadoras.

Em 2015, as exportações de vinho português atingiram um valor de 737 milhões de euros, o que representa um crescimento de 1,6% face ao ano de 2014.

 

Por Agroinfo/Lusa