O ministro das Infraestruturas esteve esta manhã em Olhão, onde fez o ponto de situação da eletrificação da Linha do Algarve, e anunciou o início das obras da Variante de Olhão já em 2024.

“Vou assinar hoje ainda a portaria de extensão de encargos, que habilita o lançamento do concurso. A Infraestruturas de Portugal lança nos próximos dias o concurso, e a adjudicação deverá acontecer para o ano. A expetativa é que já possa haver obra no terreno ainda no ano de 2024”, declarou João Galamba.

O governante colocou a concretização da Variante no topo das prioridades do Executivo, “até porque se trata de uma obra com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência”.

O presidente da autarquia, António Miguel Pina, acolheu com satisfação a boa-nova trazida por João Galamba: “Hoje é um grande dia para Olhão e para toda a região do Algarve. A Variante é um anseio antigo do nosso município, que vai representar um salto de gigante na mobilidade e na qualidade de vida dos olhanenses e dos algarvios”.

O autarca aproveitou, também, para agradecer “o empenho do senhor ministro e do senhor secretário de Estado no desbloqueamento desta situação”.

O dia de João Galamba no Algarve começou com uma viagem de comboio entre Faro e Olhão, para se inteirar do andamento da eletrificação da Linha do Algarve.

Quanto à requalificação da Estrada Nacional 125 entre Olhão e Vila Real de Santo António, João Galamba revelou que “estão ser exploradas todas as vias para desbloquear o mais rapidamente possível o conflito jurídico que existe, e serão tomadas decisões em 2024 quanto a obras urgentes que têm que avançar nessa via”.