A Minor Hotels, grupo proprietário, operador e investidor internacional de hotéis, acaba de reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade ambiental, através da aposta na mobilidade verde dos seus colaboradores
Ainda em fase de projeto-piloto em três unidades hoteleiras – Tivoli Marina de Vilamoura, Tivoli Carvoeiro e Tivoli Alvor –, os trabalhadores são incentivados a reduzirem a sua pegada de carbono durante a deslocação entre casa e trabalho, recorrendo a opções de transporte ecológicas. 
 
“Ao longo dos últimos anos, a sustentabilidade tem vindo a ganhar cada vez mais relevância para a Minor Hotels, assumindo o objetivo de contribuir positivamente para o bem-estar ambiental e social do planeta. O projeto de incentivo à mobilidade verde que lançámos recentemente enquadra-se nesta nossa missão. Iniciámos com apenas três hotéis, mas prevemos em breve alargar este projeto a todas as 17 unidades em Portugal”, adianta Telma Rio, Sustainability Manager.
 
No âmbito deste projeto, os trabalhadores do Tivoli Marina de Vilamoura, Tivoli Carvoeiro e Tivoli Alvor são incentivados a aderir ao ‘Carpooling’, uma forma ecológica de transporte assente na partilha de boleias entre os colaboradores e que reconhece as suas práticas sustentáveis através da atribuição de diversos benefícios, quer para condutores como passageiros, com um programa de ‘milestone’, que inclui, entre outras vantagens, vouchers de combustível, com diferentes valores de acordo com os quilómetros alcançados e créditos extra em cartão, que podem ser utilizados em diferentes superfícies comerciais (Continente, Zippy, MO, Wells, Baga e Note). As melhores avaliações do mês recebem ainda vouchers presente para usufruírem em diferentes espaços dos hotéis. Este programa está disponível para os colaboradores através da aplicação twogo e, através do registo gratuito, passam a aceder a uma rede de boleias da sua área de residência e do seu local de trabalho. 
 
A par desta medida, as três unidades investiram em parques de bicicletas e trotinetes para os colaboradores, bem como em pontos de pontos de carregamento para carros elétricos. “Com estas medidas, pretendemos promover a mobilidade sustentável e contribuir para reduzir o impacto ambiental da utilização dos transportes” conclui Telma Rio.
 
Recorde-se que a Minor Hotels tem sido reconhecida com várias distinções na área da sustentabilidade ambiental, resultado da implementação de vários planos de ação, entre as quais as 6 distinções Green Key que recebeu em Junho 2024. Assente no pilar ‘Up for Planet’, as diferentes unidades trabalham diariamente para minimizar o impacto da sua atividade no Planeta, para aumentar a eficiência no uso dos recursos e desenvolver serviços mais sustentáveis, reduzindo a pegada ambiental com um consumo responsável dos recursos. Entre as várias medidas, além das recentemente implementadas, destacam-se ainda utilização em 14 hotéis em Portugal energia 100% verde, a adesão ao selo Save Water de todos os hotéis do Algarve, a colaboração de 14 hotéis com a Too Good To Go para combater o desperdício alimentar ou o apoio à Biodiversidade através do Projeto Alojamento Local de Aves com a instalação de caixas ninho em todos os hotéis do Algarve. 
 
A Minor Hotels dá, assim, continuidade à sua estratégia de Responsabilidade Social Corporativa, apostando no cumprimento dos critérios ESG (Environmental, Social e Governance) e no cumprimento dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU em todas as suas operações e assente em três pilares: pessoas, cadeia de valor, planeta. 
 
 
Por: BDC