Minho é nome de rio que se denominou de Minius na antiguidade. Nasce na Serra de Meira, no Norte da Galiza e percorre 240 km antes de chegar a Portugal, delimitando uma fronteira de 75 km, antes de desaguar no mar em Caminha.
Este rio deu origem ao nome da Província do Minho, que integrava a antiga Província da Gallaecia (fig.). Braga, capital do Minho, já foi a capital do Reino dos Suevos que lhe chamaram Dume. Este primeiro Reino Germânicas foi fundado em 411 …
Os minhotos tiveram um papel preponderante na Reconquista Cristã, assim como na fundação de Portugal.
Durante e depois da Reconquista, muitos minhotos foram colonizando o Garbe, al Andaluz Muçulmano, que ocupou uma área semelhante á da antiga Província da Lusitânia. Pela ação da Reconquista os limites deste território, desde o Douro ao Algarve, foram minguando – a reconquista de Coimbra foi em 1064, a de Lisboa em 1147 e a de Faro em 1249…
Em Salir existe o Moinho do Minhoto, nas margens do Vascão. Muitos algarvios têm apelidos de origem minhota – Azevedo, Barbudo, Brito, Carneiro, Correia, Cunha, Faria, Fogaça, Leitão, Machado, Moreira, Oliveira, Pimentel, Pinheiro, Pousado, Ribeiro, Sequeira, Silva, Vasconcelos, Veiga, Vieira… ou Minoto.
Na Voz de Loulé foram publicados artigos sobre a genealogia destas famílias.
O apelido Minoto foi encontrado pela primeira vez no Algarve - Leonor Minota "a Velha" terá nascido em Estômbar em cerca de 1515 e falecido em Boliqueime… Não se sabe com quem casou, mas foi mãe de Inês Viana, casada em Estômbar com Álvaro Dias em cerca de 1570 e foi avó de Isabel Minota que casou em Boliqueime em 1598 com Baltazar Rodrigues, tendo falecido em Loulé em 1627…
Provavelmente da mesma família e talvez filho de Leonor Minota, Francisco Minoto casou em Boliqueime antes de 1566 com Leonor Anes e já tinha falecido á data de 1595. Foram pais de Bartolomeu Pincho, nascido na Picota em 1586, que casou em 1595 com Isabel Correia (filha de Bartolomeu Afonso Bragança e de Maria Correia) e que faleceu em 1662…