Conhecer, para melhor explorar a potencialidade dos recursos patrimoniais na sociedade contemporânea e partilhar o que nos rodeia, preservando a identidade local e a ligação às comunidades, face a um mundo cada vez mais globalizado, são as motivações do DIMS 2015. A iniciativa visa promover a ligação efetiva entre as realidades locais, regionais, nacionais e internacionais, celebrando-se o património nacional, mas, também, a solidariedade internacional em torno da salvaguarda e da valorização do património de todo o mundo.
A Santa Casa da Misericórdia de Albufeira (SCMA) participará nas comemorações com a organização de um programa de atividades que decorrerá em torno da Capela da SCMA.
A área edificada da Rua Henrique Calado, pertencente à SCMA, constitui uma das mais antigas parcelas do centro histórico da cidade. A Capela é a parte mais importante do complexo histórico da SCMA e simultaneamente a mais antiga. Trata-se de um edifício Património de Portugal que estará aberto à comunidade de 13 a 18 de Abril, entre as 10:00 até 18:00 horas. Os visitantes poderão apreciar a beleza arquitetónica do edifício, bem como as peças de arte sacra ali presentes.
Ao lado da Capela, e durante o mesmo período e horário de abertura, decorrerá um Atelier de Artes Tradicionais, com exposição e mostra de trabalho ao vivo. Os visitantes poderão conhecer o processo de criação de tapeçaria e empreita dos nossos artesãos (utentes da nossa instituição). Esta atividade artesanal resulta da aposta da SCMA na recuperação e manutenção de atividades tradicionais que, no passado, tiveram expressão no Algarve. No mesmo espaço vai ser possível saborear a nossa doçaria regional.
O programa de atividades inclui a iniciativa “À Volta do Piano” que propõe a colocação de um piano no interior da capela que permitirá que qualquer pessoa possa utilizar o instrumento para tocar. O instrumento permanecerá instalado de 13 até 16 abril.
A semana de comemoração será encerrada com um Recital de Primavera que decorrerá no dia 18 de Abril pelas 21:30 no interior da Capela. Com entrada livre, o recital contará com as atuações do Coro Vox Albuhera, Coro Juvenil & os Pequenos Violinistas do Conservatório de Albufeira.
Por: Misericórdia de Albufeira




