O Município de Odemira associa-se à celebração do Dia Nacional dos Moinhos, dia 7 de abril, com a iniciativa Moinhos Abertos, promovida pela Rede Portuguesa de Moinhos.

O Moinho de Odemira vai estar em funcionamento, embora sem visitas, de forma a assinalar o dia deste importante símbolo da vila.

Em 2021, Rede Portuguesa de Moinhos desafia os moleiros a colocar os moinhos de velas abertas e, se possível, a moer e convida a Comunicação Social a noticiar esta ação de comemoração do Dia Nacional dos Moinhos.

A Rede Portuguesa de Moinhos encontrou uma forma “para assegurar a comemoração de um dia, caro a tantos portugueses e portuguesas, dedicado a um dos maiores ícones identitários das nossas comunidades e territórios.”

Anualmente, no dia 7 de abril, a iniciativa junta moleiros, proprietários, vizinhos e comunidades em atividades festivas para celebrar o Dia Nacional dos Moinhos. Em 2019, última celebração dos Moinhos Abertos antes dos confinamentos, estiveram abertos ao público neste dia especial 353 moinhos, com mais de 30.000 visitantes.

Também amanhã, dia 7 de abril, a rádio TSF divulga reportagens realizadas em vários moinhos do país. O Moinho Municipal de Odemira, com entrevista ao moleiro José Guilherme, vai estar em antena na TSF a partir das 9.30 horas.

 

Por: CM Odemira