As aulas à distância representam um desafio adicional para os pais e familiares, que muitas vezes já têm dificuldades e já se encontram sobrecarregados, conciliando o trabalho com as tarefas domésticas e com as atividades escolares.
Em tempos de ensino à distância a MOJU – Associação Movimento Juvenil em Olhão continua no terreno, promovendo um acompanhamento ao estudo online. Este acompanhamento faz-se através da realização de sessões de estudo acompanhado por videochamadas e através do apoio à realização das tarefas escolares através das redes sociais.
Adicionalmente, em articulação com as escolas do concelho têm sido identificados os/as jovens sem possibilidade para aceder às tarefas escolares de forma digital. Assim, e de forma a estabelecer uma ponte entre os/as jovens sem acesso a computador com internet e a escola, a associação juvenil olhanense imprime e entrega as tarefas escolares enviadas pelos/as professores/as, aos/às jovens que de outra forma não teriam acesso às mesmas. Esta é uma forma de garantir que estes/as jovens não ficam excluídos do ensino à distância e ao mesmo tempo de manter a ligação com os projetos de intervenção social e comunitária em curso na Associação. Ao momento está a ser efetuada a distribuição das tarefas escolares junto de 63 crianças e jovens.
Outra das questões que se tem tornado uma preocupação para a MOJU prende-se com a desmotivação e ansiedade de alguns/mas jovens por se encontrarem em casa. Assim, no sentido de os/as motivar e manter ativos/as, são lançadas diária e semanalmente propostas de atividades para ocupação dos tempos livres, como desafios, concursos e workshops. Desde o inicio do período de isolamento já foram lançados mais de 100 propostas de atividades para os/as jovens se me manterem ocupados/as, em torno de temas do seu interesse. Os/as mais participativos/as e criativos/as até têm tido direito a algumas recompensas.
Estas iniciativas surgem como adaptação ao dever cívico de confinamento pelos/as jovens e são enquadradas nas atividades do Projeto Mais Sucesso E7G, promovido no âmbito da 7.ª Geração do Programa Escolhas, do Projeto AJO - Academia Jovem de Olhão, promovido no âmbito do Programa Parcerias para o Impacto do Portugal Inovação Social, e com o apoio dos/as voluntários do Corpo Europeu de Solidariedade.
Também no âmbito do Programa Parcerias para o Impacto do Portugal Inovação Social, o Projeto SER Mental presta apoio psicológico à distância aos jovens que se encontravam a ser acompanhados antes da crise pandémica e está a responder a novas referenciações, bem como a fornecer apoio psicoeducativo aos pais e familiares. Para além disto, iniciou um Programa de Mindfulness para Jovens Online e muito em breve irá lançar o seu website, bem como um conjunto de ações de sensibilização com conteúdos específicos relacionados com a COVID-19.
Finalmente, a associação juvenil olhanense continua a trabalhar com os programas do IPDJ para promover a participação dos jovens em áreas como o voluntariado, a ocupação dos tempos livres, a formação e a capacitação, adaptando-as aos novos tempos.
Destas formas a MOJU continua no terreno, levando as suas ações aos/às jovens olhanenses de modo a mitigar o seu isolamento social.
Por: Moju