A praia de Monte Gordo volta a receber a Taça do Mundo FIM de Corridas em Areia, de 22 a 24 de novembro de 2024, numa edição com uma pista reformulada e um programa repleto de animação ao longo do fim de semana.

As novidades do evento foram apresentadas, esta terça-feira, pelo Município de Vila Real de Santo António e pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), que esperam nova enchente na Baía de Monte Gordo.

Depois do sucesso da edição inaugural, em 2023, a Monte Gordo Sand Race regressa de 22 a 24 de novembro de 2024 para a segunda edição de uma prova que traz a Portugal as estrelas das corridas em areia, em moto e quad, sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, representada na sede do ACP pelo presidente da autarquia, Álvaro Araújo, e pelo vereador do Desporto, Álvaro Leal, desvendou um programa ainda mais diversificado para este ano, que reforça o conceito de verdadeiro festival de desportos motorizados, aproveitando as condições naturais e as infraestruturas hoteleiras da Baía de Monte Gordo.

Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Club de Portugal, destacou a parceria com o Município de Vila Real Santo António e o trabalho da equipa liderada por Orlando Romana.

Desportivamente, uma das grandes novidades é o aumento da pista, agora com 6 quilómetros de extensão, algo que permite aumentar a capacidade dos pilotos e a segurança do traçado, mantendo a excelente visibilidade para os largos milhares de espetadores que são esperados.

Além disso, nesta edição, após as verificações técnicas, no dia 22 de novembro, as motos ficarão expostas na Praça Marquês de Pombal, para que o público possa ter contacto com as máquinas, pilotos e equipas. Já no dia 23, as motos irão desfilar entre Vila Real de Santo António e o local da prova.

Depois de ter feito parte dos eventos-fundadores da Taça do Mundo FIM de Corridas em Areia, a Monte Gordo Sand Race é, este ano, a penúltima de seis provas de um calendário que também passa por França, Argentina e Itália, além de Portugal. As inscrições estão disponíveis no site da prova até ao dia 8 de novembro (www.montegordosandrace.pt).

 

Em discurso direto

Carlos Barbosa, presidente do ACP: «Esta prova foi um sucesso absoluto no ano passado. Os meus parabéns à Câmara Municipal, por ter confiado na nossa equipa e pela visão que teve ao criar este evento-âncora no Algarve em novembro. Tenho a certeza que este ano vamos dar um passo em frente e voltar a afirmar-nos entre os melhores do mundo, também nas provas de motos e quads

Álvaro Araújo, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António: «Este evento foi uma aposta claramente ganha e uma forma de contrariarmos a sazonalidade no nosso concelho e não só. Depois de termos cumprido integralmente os objetivos na primeira edição, com um impacto significativo para a economia da região, quisemos este ano criar um programa ainda mais atrativo para os aficionados, para as famílias e para os nossos visitantes. Acredito que será um ano de consolidação na Monte Gordo Sand Race.»

Álvaro Leal, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António: «No ano passado, sabíamos perfeitamente do potencial deste evento, para o concelho e para a região. Este ano, quisemos reforçar o conceito de verdadeiro festival, proporcionando concertos de música e várias atividades para envolver o público, como o desfile das motos e dos quads até à pista, no sábado. Temos condições únicas em Monte Gordo para uma prova deste género e tenho a certeza que a Sand Race será mais sucesso desportivo e popular.»

José Rita, Federação de Motociclismo de Portugal e Federação Internacional de Motociclismo: «O feedback dos pilotos no ano passado foi muito positivo. Ficaram muito surpreendidos com as condições que encontraram, quer na pista, quer na envolvência de toda a prova. E se tivermos a sorte de voltar a ter um clima como o do ano passado, vai ser mais um grande evento para Portugal na Taça do Mundo.»

Orlando Romana, Diretor de Prova: «No ano passado, percebemos que tínhamos condições para aumentar a extensão da pista e foi isso que fizemos. O percurso, este ano, terá cerca de 6 quilómetros e vai abranger inclusive a zona piscatória da praia de Monte Gordo, que também é lindíssima. Esta versão permite-nos aumentar o número de pilotos no perímetro, mantendo todas as condições de segurança. Toda a equipa que coloca a prova no terreno está muito otimista, depois da experiência positiva do ano passado.»