Duas semanas depois dos Champions of the Future agora são as decisões do título mundial KZ que vão encher durante quatro dias o complexo do KIA. No derradeiro evento FIA Karting deste ano 2024 estarão em pista quase 200 pilotos oriundos de 31 nações para discutir os títulos mundiais KZ. Com os seus 1531 metros de perímetro o rápido traçado algarvio acolhe quatro anos depois mais um evento FIA Karting naquela que será a primeira vez que os KZ competem num traçado considerado como espetacular com as suas subidas e descidas e onde o pouco conhecimento do mesmo por parte dos pilotos irá abrir ainda muito mais as esperadas batalhas travadas a mais de 160km/h, sem esquecer que nesta altura do ano as variações meteorológicas podem significar condições de pista totalmente distintas de uma hora para a outra.
KZ: um Campeonato do Mundo muito aberto
O Campeão Europeu Lorenzo Travisanutto (ITA) é o favorito, mas o vice-campeão Senna Van Walstijn (NLD) também é um forte candidato. O Campeão do Mundo de 2020 Jérémy Iglesias (FRA) venceu recentemente em Portimão, enquanto o multicampeão Pedro Hiltbrand Aguilar (ESP) esteve numa posição forte num grupo de pilotos muito experientes. Paolo Ippolito (ITA), Campeão do Mundo de 2023, e Viktor Gustafsson (SWE), o seu antecessor, são ainda pilotos a ter em conta, ao lado de nomes consagrados como Jorge Pescador (ESP), Danilo Albanese (ITA), David Trefilov (DEU) e Marijn Kremers (NLD), que conquistou o título em 2019.
KZ2: difícil de prever
A Taça do Mundo KZ2 contará com mais de 100 participantes com uma vasta experiência. O trio de vencedores do recente Campeonato da Europa dá algumas indicações, com Mattéo Spirgel (FRA), Daniel Vasile (ROU) e Maksim Orlov. Markus Kajak (EST) e Artem Severiukhin também estiveram recentemente em destaque em Portimão, assim como Corentin Rousseau (FRA), Cristian Bertuca (ITA), Nikolas Roos (ZAF) e Paavo Tonteri (FIN). O maior desafio da competição será passar sem problemas pelas inúmeras mangas de qualificação para conseguir uma boa posição na grelha de partida para a Final.
KZ2 Masters: cabeças-de-série enfrentam a incerteza das corridas
Anthony Abbasse (FRA) e Davide Foré (ITA) travaram um longo duelo no Campeonato da Europa. É mais do que provável que voltem a estar entre os pilotos que disputam a vitória na Supertaça Internacional KZ2 Masters. Mas outros especialistas revelam-se em todas as oportunidades. O campeão em título Riccardo Nalon (ITA), Kristijan Habulin (HRV), Alessio La Martina (ITA), Roberto Profico (ITA), Andre Nicastro (BRA), Daniel Bray (NZL), André Serafim Pereira (PRT) e Thomas Mich (FRA) todos terão as suas cartas para jogar.
Dez portugueses em prova
No total serão dez os pilotos lusos que vão estar em pista no decorrer do evento, com a bandeira nacional a surgir na lista de inscritos das classes KZ2 e KZ Masters. Com seis presenças: Santiago da Costa Ribeiro, Mário Borges, Ricardo Borges, Luis Alves, Rodrigo Ferreira e Henrique Cruz, a armada lusitana ajuda a encher a lista de inscritos na classe mais representada do evento, a KZ2. Sem presença na nacional na KZ serão quatro os pilotos na KZ Masters: Hugo Marreiros, Rui Pires, André Serafim e Paulo Martins, todos eles a aguardar pelo apoio do público português que terá acesso gratuito ao recinto para poder acompanhar ao vivo um dos mais competitivos e renhidos campeonatos do automobilismo de competição.
AIA