No próximo dia 25 de janeiro, o Município de Albufeira assinala o Dia Internacional da Educação com a realização da Conferência «Inspira-te! – A Inteligência Emocional em contexto Educativo», a decorrer no Auditório Municipal, entre as 9h00 e as 18h00.

Trata-se de uma ação acreditada ao abrigo do Despacho 5741/2015, pelo CAE de Albufeira, Lagoa e Silves, de inscrição gratuita, mas que carece de inscrição prévia, que deve ser efetuada até ao próximo dia 23 de janeiro, através do email: projeto.ser@cm-albufeira.pt. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, sublinha que “o seminário procura sensibilizar a comunidade educativa para a relevância da inteligência emocional na construção de ambientes escolares mais saudáveis e produtivos”. 

O Município de Albufeira assinala o Dia Internacional da Educação com a realização do Seminário “Inspira-te! A Inteligência Emocional em Contexto Educativo”, a decorrer no próximo dia 25 de janeiro (sábado), das 9h00 às 18h00, no Auditório Municipal de Albufeira.
O evento, que engloba vários painéis com a participação de diversos especialistas, conta com a moderação de Fátima Lopes, apresentadora de televisão, escritora e oradora nas áreas da Motivação e Desenvolvimento Pessoal e Comunicação e fundadora da plataforma Simply Flow.
 
A efeméride foi criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas que proclamou o dia 24 de janeiro como Dia Internacional da Educação.
A Educação é um direito humano inquestionável, uma responsabilidade dos governos e das autarquias em qualquer parte do mundo. “Sem uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, os países não conseguirão alcançar a igualdade nem quebrar o ciclo da pobreza que ainda afeta milhões de crianças, jovens e adultos. Refira-se que atualmente, 250 milhões de crianças e jovens não frequentam a escola e 763 milhões de adultos são analfabetos. 
 
O presidente da Câmara Municipal de Albufeira defende que “está na hora de quebrar este ciclo negativo” que continua a criar desigualdades no futuro de várias gerações com implicações muito sérias a nível do desenvolvimento dos países. José Carlos Rolo sublinha que “a Educação é uma das áreas estratégicas do Município, em que se aposta fortemente, não só ao nível da construção e manutenção de infraestruturas, mas também da criação de condições para melhorar a aprendizagem e para promover o sucesso educativo, o que inclui, também, a organização de seminários, palestras e ações de sensibilização dedicadas a pais, educadores e aos próprios alunos”. Refira-se que Albufeira faz parte da Rede Territorial das Cidades Educadoras desde 2007, o que reflete a importância que a autarquia dá à Educação, participando em iniciativas que visam divulgar políticas educativas, promover a reflexão, o debate, a inclusão e a partilha de boas práticas a nível municipal, nacional e internacional.
 
A Sessão de Abertura do Seminário está marcada para as 9h30 com as intervenções de José Carlos Rolo (presidente da Câmara Municipal de Albufeira) e Cláudia Guedelha, vereadora com o pelouro da Educação. O seminário é constituído por cinco painéis. O painel I tem por tema “A inteligência Emocional” e os subtemas “Inteligência Emocional – Abordagem Científica” por Teresa Andrade (Doutorada em Psicologia e Investigadora na área da Saúde da Pedagogia e em Neuropsicologia) e “Inteligência Emocional, a Educação e Prevenção da Violência” por David Sousa (presidente da Associação Portuguesa de Inteligência Emocional). O painel II “A Inteligência Emocional em Contexto Educativo” tem apenas um subtema intitulado “As Emoções em Meio Escolar” da responsabilidade de Manuela Queirós (Coordenadora Nacional do Projeto CIEE – Clube de Inteligência Emocional na Escola).
O painel III, último painel da manhã, antes do almoço, é dedicado à “Parentalidade Consciente” e aborda dois subtemas: “Educar com Mindfulness” por Mikaela Övén (Fundadora da Academia de Parentalidade Consciente, certificada em competências de Relacionamento nas Escolas e instrutora certificada de Mindfulness) e “O Encontro entre a Família e a Escola – Breve Reflexão” que conta com as intervenções de Daniela Marto (Professora e Formadora de Professores na área de Mindfulness); Sabino Soares (Professor e responsável pelo programa Bkind – (Mindfulness) e Cláudia Guedelha (Vereadora da Câmara Municipal de Albufeira). Na parte da tarde, os trabalhos retomam às 14h30 com o painel IV “Gestão Emocional – Que Caminhos? que aborda “As Emoções e os Processos de Ensino e Aprendizagem” por Dulce Gonçalves (Professora Doutorada em Psicologia da Educação e vice-presidente da Associação Mentes Sorridentes) e a “Relação Corpo e Mente” da responsabilidade de Sérgio Brandão (Professor de Educação Especial e Investigador na Universidade do Minho na área da Saúde Mental e Membro da Associação Mentes Sorridentes).
 
O início do V e último painel está marcado para as 16h00, é dedicado ao tema “Modelos de Intervenção nas Escolas – Boas Práticas” e destina-se à apresentação dos seguintes projetos/programas “Mimo Meu” por Mara Guerreiro (Psicóloga Clínica, coordenadora do projeto “Mimo Meu” do Agrupamento de Escolas Silves Sul); “DROPI” por Sandra Diogo (Psicóloga e Técnica do PNPSE, agente do programa Nacional de Competências Sócio – Emocionais “DROPI”, no Agrupamento de Escolas Padre António Martins de Oliveira – Lagoa) e o Projeto “SER” – Partilhas, apresentado por Eugénia Cabral (Educadora de Infância do Agrupamento de Escolas de Ferreiras); Marta Cunha (Professora do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Albufeira) e Anabela Mesquita (Professora da ESA do Agrupamento de Escolas Albufeira Poente).
A Sessão de Encerramento está marcada para as 18h00.