As Piscinas Municipais voltaram a encerrar por não estarem garantidas as condições necessárias para a segurança e saúde dos utentes, dadas as mais recentes análises bacteriológicas.
“O Município de Albufeira está consciente das suas responsabilidades e, na salvaguarda da Saúde Pública e da qualidade das águas, bem como dos serviços prestados aos Munícipes, tomou todas as medidas apropriadas para a célere resolução do problema”, refere o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo. Refira-se que já no presente ano foram encetadas avultadas medidas prescritas pela Unidade de Saúde Pública. O Complexo de Piscinas Municipais de Albufeira reabre, após a garantia de total segurança para a saúde dos seus utentes.
 
Face aos mais recentes relatórios laboratoriais bacteriológicos nas Águas Quentes Sanitárias (AQS) do Complexo de Piscinas Municipais de Albufeira, o Município procedeu ao encerramento temporário daquele espaço, conforme o acordado em reunião técnica no passado dia 5 deste mês de julho.
 
“O Município de Albufeira está consciente das suas responsabilidades e, na salvaguarda da Saúde Pública e da qualidade das águas, bem como dos serviços prestados aos Munícipes, tomou todas as medidas apropriadas para a célere resolução do problema”, refere o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo.
 
“Já não é a primeira vez que é detetada a legionella nas Águas Quentes Sanitárias das Piscinas no presente ano e por isso, uma vez mais, voltamos a encerrar as instalações até erradicar totalmente a situação”, explica o vice-presidente e responsável pelo Desporto e Juventude, adiantando que “muito recentemente procedemos a um conjunto de medidas de modo a evitar que esta situação se repetisse”.
Cristiano Cabrita recorda “um forte investimento” feito recentemente “na substituição dos reservatórios das Águas Quentes Sanitárias, na instalação de uma válvula de carga na entrada da água da Rede, uma outra de carga no retorno das AQS e de um doseador de cloro nas Águas Frias Sanitárias (AFS) e AQS.
 
Passou a haver tratamentos por biofilme, térmicos e químicos nas tubagens, todas as caldeiras foram reparadas e foi feito um exaustivo cadastro das instalações.”. Todas estas medidas foram tomadas em fevereiro deste ano e decorreram de um trabalho que envolveu técnicos municipais e responsáveis pelas áreas da Saúde Publica e da Saúde Ambiental “seguindo escrupulosamente todas as medidas e os procedimentos técnicos apropriados, no que diz respeito às diretivas e legislação em vigor, ou seja, a Portaria nº 25/2021 de 29 de Janeiro”, diz ainda aqueles responsável, acrescentando que tais diligências foram tomadas “juntamente com a com a Unidade de Saúde Pública que desde o primeiro momento nos está a acompanhar.”
 
Neste momento todas as ações recomendadas pela Unidade de Saúde Pública estão a ser encetadas, de modo a poder reabrir-se novamente o Complexo de Piscinas Municipais de Albufeira, após a garantia de total segurança para a saúde dos seus utentes.
 

Por: CM Albufeira