O projeto intitulado “O Fluviário vai à Escola” permite a mais de 2 mil crianças do concelho participarem numa experiência única, inovadora, de aprendizagem ao vivo e interação, onde lhes é proporcionado um contacto direto com o ecossistema fluvial. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira refere que “o projeto é muito importante no sentido de desenvolver a consciência ecológica dos mais pequeninos” e chama a atenção especial para o dia 22 de abril - Dia Mundial da Terra – cuja comemoração este ano elegeu como tema: “Investir no nosso planeta”, num compromisso claro com a preservação dos recursos naturais, o ambiente e a sustentabilidade ambiental.
De 19 a 25 de abril, o Município de Albufeira vai oferecer uma experiência única a mais de 2 mil crianças, que acompanhadas dos respetivos educadores e professores têm a possibilidade de participar no projeto “O Fluviário vai à Escola”, uma plataforma pedagógica que tem como base o maior aquário móvel da Europa.
A iniciativa, dirigida a crianças do pré-escolar, escolas básicas e secundárias do concelho, decorre na Marina de Albufeira. As sessões dos dias 19, 20, 21 e 24 de abril destinam-se aos alunos das escolas do concelho de Albufeira, que estarão acompanhados dos respetivos educadores e professores.
No fim-de-semana de 22 e 23 de abril e no feriado dia 25 de abril, o Fluviário estará aberto ao público em geral, que poderá visitar o aquário com os seus magníficos peixes de diversas espécies, entre as 9h00 e as 20h00, havendo, também, a possibilidade de participar nas sessões pedagógicas, a realizar às 11h00 e às 15h00 de forma gratuita e sem necessidade de inscrição prévia.
A vereadora responsável pelo pelouro da Educação sublinha a vertente lúdico-pedagógica do projeto. Cláudia Guedelha destaca “a importância de se promoverem atividades de educação ambiental, desde os primeiros anos de infância, com vista a desenvolver sua consciência ecológica dos mais pequeninos, através da transmissão de um conjunto de conhecimentos fundamentais para que sejam cidadãos responsáveis e que defendam a natureza e o planeta que é a casa de todos nós”.
O programa aborda diversos temas, adaptados e personalizados a cada ciclo de ensino, e uma Galeria Sensorial - um espaço de debate - onde são abordadas várias questões e onde muitas curiosidades são desmistificadas. Paralelamente, as crianças têm a possibilidade de alimentar os peixes do aquário, ficando a conhecer os nutrientes e quantidades indicados, para a sua saúde e bem-estar.