Até 5 de maio, decorrem as inscrições para a realização de vários workshops sobre a confeção de lanches saudáveis. A ação, que passa por três cantinas escolares do concelho de Albufeira, pretende ensinar pais e educadores a confecionar, a baixo custo, merendas nutritivas, coloridas e saborosas.

A primeira “aula” acontece, no próximo dia 13 de maio, na cantina do Centro Educativo do Cerro d’Ouro, das 10h30 às 12h00. A par desta ação vai haver sessões de educação alimentar nas várias escolas e jardins-de-infância, de 24 de abril a 12 de maio. O presidente da Câmara Municipal de Albufeira destaca “a importância da alimentação para o sucesso educativo das crianças”.

“Lanches Saudáveis” é o nome da iniciativa que pretende ensinar pais e educadores a confecionar, por um preço reduzido, merendas nutritivas e com muito sabor. A ação de sensibilização, que surge no seguimento do estudo de “Avaliação da Qualidade Nutricional dos Lanches dos Jardins de Infância e 1.º ciclo das escolas da rede pública do concelho de Albufeira”, acontece nos dias 13, 20 e 27 de maio, das 10h30 às 12h00, nas cantinas dos espaços educativos do concelho, nomeadamente na cantina do Centro Educativo do Cerro d’Ouro, na cantina da EB1/JI Avenida do Ténis e na cantina do Jardim de Infância da Guia, respetivamente.

Do programa da atividade constam diversas temáticas que facilitam a compreensão sobre “os mitos e verdades”, “custos e composição nutricional” dos lanches, bem como a forma correta de preparar uma lancheira saudável para os mais novos.

A participação nos workshops é gratuita, contudo a inscrição é obrigatória. Desta forma, os interessados devem inscrever-se através do email ana.filipe@cm-albufeira.pt, indicando o nome dos participantes, contacto telefónico e a data e local do workshop que pretende frequentar.

Refira-se que, de acordo com o estudo feito pelo Município de Albufeira, os alimentos dos grupos de pastelaria doce e refrigerantes estão a ser consumidos em grandes quantidades, sendo que em mais 50% dos lanches dos alunos dos jardins-de-infância e do 1.º ciclo do ensino básico integram estes produtos, ao passo que alimentos dos grupos das frutas e lacticínios estão abaixo dos valores esperados. De destacar, igualmente, que o preço médio dos lanches avaliados foi de 1,47 euros, o que corresponde ao valor de uma refeição completa e equilibrada na cantina. 

Cláudia Guedelha, vereadora responsável pelo pelouro da Educação, reforça a importância destas ações de sensibilização que “contribuem para a educação alimentar e bem-estar das crianças do concelho”. A autarca realça que “a alimentação é uma componente essencial para um bom desempenho escolar e o nosso objetivo enquanto autarquia é garantir que as nossas crianças tenham uma alimentação saudável”.

A par destas “aulas”, para os pais, vão, também, decorrer sessões de educação alimentar nas várias escolas e jardins-de-infância da rede pública municipal, de 24 de abril a 12 de maio.