O Município de Alcoutim deu um passo significativo na Estratégia Local de Habitação com a entrega de novas habitações no Edifício Habitacional situado na Rua Dom Sancho II, nº 3, em Alcoutim.
Esta ação realiza-se no âmbito do programa 1º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação e do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). 
 
Este projeto de reabilitação, que tem um custo total de 566.961,64€, conta com uma comparticipação de 213.131,76€ do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), reforçando o compromisso do Município com a melhoria das condições de habitabilidade da população Alcouteneja. 
 
Depois da conclusão da obra, a autarquia submeteu no dia 26 de setembro de 2022 uma candidatura ao IHRU no âmbito do 1º Direito, tendo a mesma sido aprovada com o contrato assinado em 9 de maio de 2024. O município considera este passo muito importante, finalizado o longo processo com a atribuição de quatro T2 e um T1 a cinco agregados familiares, contribuindo assim para melhorar as suas condições de vida e garantir o direito a uma habitação condigna e potencialmente fixar estas famílias no território. 
 
O Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Paulo Paulino, sublinhou a importância da atribuição destas habitações: "A nossa missão é garantir que todos os nossos munícipes tenham acesso a uma habitação digna e adequada. Este é um passo fundamental no cumprimento desse objetivo e estamos empenhados em continuar a desenvolver a nossa Estratégia Local de Habitação. 
 
A continuidade desta estratégia é crucial para assegurar que cada vez mais famílias em Alcoutim possam beneficiar de melhores condições habitacionais, promovendo, assim, o bem-estar e a qualidade de vida na nossa comunidade. 
 
O Município de Alcoutim reafirma o seu compromisso em desenvolver políticas de habitação que respondam às necessidades reais da população, reconhecendo a habitação como uma área de extrema importância para o desenvolvimento do concelho. 
 
 
Por: CM Alcoutim