O Município de Aljezur celebrou o Dia Mundial do Turismo com a realização da Oficina «Tourism Up».
A iniciativa, em colaboração com os Territórios Criativos e o Turismo de Portugal, faz parte do programa nacional Tourism Up sob o tema “Turismo e Investimentos Verdes”, escolhido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e decorreu ao longo do dia 27 de setembro, em Aljezur.
Este programa, que reflete bem o compromisso do Município com a sustentabilidade, foi estruturado para apoiar empreendedores no setor do turismo e para promover os produtos endógenos, com especial enfoque nas áreas rurais e remotas.
O Tourism Up visa ainda impulsionar o desenvolvimento de negócios verdes e inovadores, reiterando assim a necessidade de se valorizar, cada vez, mais um turismo sustentável.
Num momento em que as questões ambientais, os investimentos verdes e a promoção de práticas sustentáveis são cada vez mais imperativos, o Município de Aljezur junta-se a este programa reconhecendo que o setor do turismo desempenha um papel crucial na transição para uma economia mais verde, ao mesmo tempo que fomenta um maior apoio às comunidades locais, especialmente em áreas de baixa densidade populacional.
Ainda para celebrar este dia especial, o Município ofereceu a entrada gratuita, durante todo o dia, no Museu Municipal, Museu Antoniano, Museu de Arte Sacra, Casa-Museu Pintor José Cercas e Museu do Mar e da Terra da Carrapateira, para que todos os residentes e visitantes possam desfrutar do rico património cultural da região.