O Município de Aljezur lançou no dia 22 de março – Dia Mundial da Água, uma Campanha de sensibilização «Gota a gota por um futuro melhor», apelando à poupança da água, numa altura em que o Algarve atravessa um grave período de seca e escassez hídrica.

O objetivo visa reforçar a consciencialização da importância do combate ao desperdício da água, através de um conjunto de iniciativas de educação e sensibilização ambiental, de caráter presencial e digital, direcionado à população em geral e à comunidade escolar.

Ao Agrupamento de Escolas Professora Piedade Matoso, foi apresentado um Plano de Atividades de Educação Ambiental para 2024, aprovado em reunião de câmara de 01/02/2024, onde constam ações de sensibilização sobre a temática da água, peças de teatro a realizar nas Ribeiras de Aljezur e de Odeceixe, palestras, entre outras.

Em todo o concelho de Aljezur, foram colocadas lonas, com informação sobre pequenos hábitos sustentáveis a adotar, como a redução do tempo no duche e fechar regularmente a torneira e distribuídos folhetos com dicas dirigidas a toda a população, apelando para a adoção de gestos simples, que podem fazer toda a diferença na poupança de água.

Para além destas iniciativas, a campanha encontra-se disponível nos meios de comunicação do Município (site e Facebook).

O executivo da autarquia, espera com esta campanha sensibilizar a comunidade, promover mudanças de comportamento no uso da água e garantir um consumo consciente e sustentável, pois só com uma ação conjunta de todos é que se consegue preservar este recurso tão valioso.