O Município de Faro e a PSIBAL – Associação Saúde Psicológica e Bem-estar do Algarve celebraram um protocolo de colaboração com o objetivo de oferecer apoio psicológico gratuito à população do concelho de Faro em situação de vulnerabilidade.
Este acordo reflete o compromisso conjunto para promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos cidadãos, especialmente daqueles em risco social.
Através deste protocolo, a PSIBAL compromete-se a prestar serviços de acompanhamento psicológico e psicossocial à população vulnerável referenciada pelo Município de Faro, sem custos para os beneficiários ou para a autarquia. A assistência será direcionada prioritariamente a pessoas em situação de desemprego prolongado, sem-abrigo, vítimas de violência doméstica, indivíduos em condição de pobreza ou exclusão social.
Esta parceria pretende ainda contribuir para a sensibilização da comunidade para a importância da saúde mental, promovendo uma maior inclusão social e acesso a cuidados psicológicos. Com um enfoque nas necessidades reais da população, este protocolo reforça a rede de apoio social, assegurando que ninguém fique desamparado nos momentos de maior vulnerabilidade.
Este passo marca mais um avanço no compromisso do Município de Faro em construir uma comunidade mais saudável e resiliente, onde a saúde mental ocupa um papel central no desenvolvimento social e humano.
 
Esclarecimento sobre este protocolo podem ser obtidos junto do Departamento de Desenvolvimento Social e Educação/ Divisão de Intervenção Social e Políticas Participativas do Município de Faro, através do email dis@cm-faro.pt ou presencialmente nas instalações sitas na Praça José Afonso, nº 1, em Faro.