O Município de Faro assinalou, no passado dia 5 de dezembro, o Dia Internacional do Voluntário, através da promoção do I Encontro Municipal de Voluntariado. A iniciativa, que decorreu na Universidade do Algarve (Campus da Penha), contou com a parceria desta instituição de ensino e do Grupo de Voluntariado da Universidade do Algarve, UAlg V+.
O encontro teve como objetivo apresentar a nova Plataforma de Voluntariado de Faro, disponível através do endereço https://voluntariado.cm-faro.pt/ e que se pretende que seja um instrumento de ligação entre as pessoas que expressam a sua disponibilidade e vontade para serem voluntárias e as entidades promotoras de voluntariado que se encontram interessadas em efetuar este acolhimento e serem dinamizadoras desta atividade. A plataforma possibilitará a partilha de informações também relativamente a eventos, projetos, doações que envolvam (in)diretamente o voluntariado ou o âmbito da responsabilidade social, acrescentando dinamismo e valor social ao ato de altruísmo e incrementando a promoção da cooperação entre as entidades de voluntariado e os cidadãos.
O evento pretendeu ainda mobilizar e inspirar os cidadãos à prática de voluntariado, assim como sensibilizar a sociedade na sua generalidade, as organizações e instituições com e sem fins lucrativos para a relevância da Cooperação, da Responsabilidade Social e do Voluntariado, e para a importância do exercício de uma cidadania participativa na lógica da otimização dos recursos disponíveis, fomentando um maior reconhecimento destas práticas e uma maior dinamização das redes locais de voluntariado.
A iniciativa contou, durante a manhã, com a participação de entidades de elevado reconhecimento nacional na área como a Associação Entrajuda, a Confederação Portuguesa de Voluntariado e a Associação Pista Mágica e a nível local a Associação para o Desenvolvimento Pessoal e Comunitário – ATREVO. Promoveu-se a partilha de experiências entre Bancos Locais de Voluntariado, painel introduzido pela mensagem motivacional de Cascais capital do voluntariado 2024. Seguiu-se, no período da tarde, um espaço de reflexão, de partilha de conhecimentos e de experiências de diferentes áreas e boas práticas neste domínio com a participação da Associação para o Estudo e conservação dos Oceanos – AECO, Servilusa, Proteção Civil - Câmara Municipal da Almada e UALG V+.
O encontro culminou numa bonita cerimónia de homenagem aos voluntários deste último grupo. A iniciativa foi ainda abrilhantada com a participação da VersusTuna.
Numa sociedade que se deseja que seja cada vez mais inclusiva e solidária, é importante dar a conhecer aos munícipes as ações e os projetos de voluntariado desenvolvidos no seu território. O Dia Internacional do Voluntário celebra-se a 5 de dezembro, data instituída pela ONU em 1985, e tem como principal objetivo referenciar e destacar todos os que contribuem para um mundo melhor através do seu tempo dedicado ao Voluntariado.