Neste âmbito, decorreram na semana passada 11 sessões de promoção da alimentação saudável junto de turmas de quatro escolas do concelho. Ao todo, cerca de 250 alunos, do pré-escolar ao 4º ano, participaram nestas atividades.
Este projeto visa sensibilizar e capacitar os participantes e cuidadores para assumirem o controlo sobre a sua alimentação e do respetivo agregado familiar, segundo os princípios orientadores do estilo de vida mediterrâneo.
Uma alimentação saudável é fundamental tanto em adultos como em crianças, no entanto, a alimentação dos mais pequenos merece uma atenção especial porque a alimentação influencia diretamente o seu desenvolvimento, e são muitas as crianças em idade escolar que consomem alimentos extremamente calóricos ao invés de lanches saudáveis.
Daí, a importância de alertar as crianças desde tenra idade para estas questões, uma vez que a qualidade e quantidade de géneros alimentícios ingeridos têm um impacto enorme na saúde e bem-estar das crianças.
A equipa do projeto Prato Certo é composta por nutricionistas, chefes de cozinha, e cientistas sociais, que trabalham em colaboração com técnicos das entidades parceiras, dinamizando um conjunto de atividades criativas de reeducação alimentar itinerante que envolve diretamente participantes e cuidadores em todos os municípios da região do Algarve.
Nesse âmbito, serão desenvolvidas em breve novas ações destinadas a mais alunos das escolas de 1.º ciclo, idosos e famílias.