Estes meios destinam-se às crianças e jovens, de todos os níveis de ensino que não dispunham de meios tecnológicos para acompanhar o ensino on line que está a ser implementado nos vários estabelecimentos de ensino de Lagoa, no contexto das medidas de prevenção do contágio por COVID-19.
Depois de um levantamento exaustivo dos casos de alunos que comprovadamente não dispunham de meios de ligação à internet, a Câmara de Lagoa promoveu uma parceria entre várias instituições que se disponibilizaram para ajudar a resolver a carência identificada.
As Uniões e Juntas de Freguesia do concelho, o Rotary Club, a EPIS (Associação de Empresários para a Inclusão), são as instituições que se juntaram ao Município de Lagoa para viabilizar a compra dos referidos equipamentos num valor que rondou os 75 mil Euros.
O processo de identificação das carências de meios de acesso ao ensino on line teve início imediatamente a seguir à declaração do estado de emergência nacional, a 18 de março de 2020, e culmina agora na entrega dos equipamentos adequados aos alunos das diferentes escolas do concelho de Lagoa.
Esta entrega de equipamento tecnológico pretende garantir a todos os alunos deste concelho algarvio o acesso e integração nos planos de ensino à distância, desenvolvidos por cada estabelecimento de ensino.
A iniciativa, articulada com as direções dos Agrupamentos de Escolas do concelho, inscreve-se no objetivo definido pelo Presidente da Câmara de Lagoa, Luís Encarnação, de «não deixar ninguém para trás» neste tempo de impactos da pandemia do novo coronavírus.
Por: Município de Lagoa