O Município de Lagoa investiu, no final do ano de 2023, mais de 400 mil euros em novos contentores subterrâneos de resíduos sólidos urbanos, reforçando a rede existente no concelho.

O Município de Lagoa instalou 50 novos contentores subterrâneos, em vários locais do concelho, de Porches a Ferragudo, num total de 11 novos pontos de recolha. Foram instalados 14 contentores subterrâneos para o lixo indiferenciado e 36 ecopontos subterrâneos para a recolha seletiva de lixo de várias naturezas (papelão, plástico, vidro). 

Os locais onde foram instalados os novos contentores subterrâneos foram a Encosta do Arade, no Parchal, Vale de Milho - Golfemar e Rua das Amoreiras, na Praia do Carvoeiro, no Centro de Saúde de Lagoa e Praia de Benagil, na Urbanização Vila Rio, na Rua Afonso Albuquerque, na Rua Infante D. Henrique e Praia dos Caneiros, em Ferragudo, na Quinta do Torrejão e na Quinta das Figueirinhas, na Freguesia de Porches. Todos os contentores já se encontram em funcionamento.   

O Município de Lagoa reforça assim a decisão de continuar a cuidar do espaço público, aproximando Lagoa das metas europeias, no que à recolha seletiva do lixo diz respeito. Os contentores são claramente uma vantagem aos contentores tradicionais, uma vez que acondiciona melhor o lixo, melhora a higiene, dignifica o ambiente e melhora a acessibilidade, uma vez que fica acessível a todos.   

“A recolha de resíduos faz parte do conjunto de cuidados com o espaço público em que o Município está focado, já que considera este um pilar fundamental da construção de um Concelho cada vez melhor para se viver, visitar, estudar ou trabalhar” considera Luís Encarnação, Presidente da Câmara Municipal de Lagoa.