Desde 2016, o Município de Olhão tem sido exemplo de inovação digital, com a implementação de diversas transformações nos seus serviços online, que modernizaram os processos internos, mas também a experiência dos munícipes e a sua relação com a autarquia. Aqui estão os principais marcos desta jornada:
2016: Início da desmaterialização de processos, com a criação de formulários eletrónicos e a implementação da plataforma MyNet. Este ano marcou a reengenharia de processos e a disponibilização dos Serviços Online no site do município;
 
2018: Criação de registos de utilizadores nos Serviços Online, o que aumentou a segurança e a agilidade dos processos administrativos;
 
2019: Eliminação da entrega de elementos instrutórios em papel, começando pela Gestão Urbanística, o que representou um avanço significativo na digitalização;
 
2020: Participação no projeto AlgarveMaisDigital, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Algarve, que aprimorou a interoperabilidade dos serviços online entre os municípios, permitindo a utilização de formulários eletrónicos e facilitando o atendimento digital no Balcão Único. Foram utilizados muitos formulários do Município, uma vez que esse serviço já havia sido implementado em Olhão há mais de dois anos;
 
2021: Lançamento dos formulários e autos da Polícia Municipal no MyNet, que são exclusivos do município e contribuem para a eficiência dos serviços;
 
2024: Conclusão da desmaterialização total dos processos. Foram disponibilizados cerca de 150 novos formulários, totalizando aproximadamente 230 formulários disponíveis nos Serviços Online do município.
 
Neste momento, o Município disponibiliza serviços online nas seguintes áreas: Serviços disponibilizados online nas seguintes áreas: Ação Social; Ambiente e Saúde Pública; Atividade Económicas; Contraordenações e Execuções Fiscais; Cultura e Turismo; Desporto e Juventude; Direitos e Cidadania; Educação; Espaços Públicos e Publicidade; Ordenamento do Território; Polícia Municipal; Proteção Civil, Bombeiros e Gestão Florestal; Reabilitação Urbana; Recursos Humanos; Transportes, Mobilidade e Trânsito; e Urbanismo.
 
Este trabalho reflete não apenas o compromisso do Município com a modernização e a eficiência, mas também o seu papel como pioneiro na transformação digital na região do Algarve.
 
De acordo com a vereadora com o pelouro da Modernização Administrativa, Catarina Poço, “é fundamental que estas inovações sejam divulgadas e reconhecidas, uma vez que servem de exemplo para outros municípios e destacam o trabalho árduo realizado na modernização dos serviços públicos e na agilização da relação dos munícipes com o município”.