Município de Portimão reforça compromisso com a Ética, Integridade Pública e Prevenção da Corrupção
O Município de Portimão realizou, na passada semana, um conjunto de sessões de formação sobre ética, integridade pública e prevenção de riscos, no âmbito da implementação das políticas de prevenção da corrupção (RGPC e RGPDI).
Dirigidas a eleitos locais, dirigentes e trabalhadores municipais, estas formações tiveram como objetivo divulgar os procedimentos adotados pelo Município e reforçar a cultura organizacional de transparência e boa governação. Entre os principais temas abordados destacam-se:
Ética e Integridade Pública – Princípios essenciais para a conduta no serviço público;
Prevenção de Riscos – Identificação e mitigação de riscos de corrupção e infrações conexas;
Boas Práticas de Governação Autárquica – Estratégias para uma gestão pública eficiente e transparente.
O Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Álvaro Bila, destaca a importância desta iniciativa, afirmando que “A ética e a integridade são valores essenciais para uma gestão pública responsável. Através destas ações de formação, reforçamos o nosso compromisso com a transparência e dotamos, progressivamente, os nossos funcionários das ferramentas necessárias para garantir um serviço público de excelência, assim como de conhecimentos necessários para prevenir e combater a corrupção.”
O edil aproveitou para agradecer a todos os participantes pelo seu envolvimento e salientou a importância da formação contínua e da promoção de boas práticas na gestão municipal.
Para mais informações e acesso aos instrumentos do Programa de Cumprimento Normativo, visite o nosso site www.cm-portimao.pt