A realização destes simulacros visa testar a prontidão do dispositivo de resposta a incêndios rurais, os procedimentos de emergência e evacuação da população e ainda o treino e a articulação entre os diversos Agentes de Proteção Civil e os Oficiais de Segurança Local.
O simulacro envolveu a participação de cerca de 20 operacionais, entre membros do Serviço Municipal de Proteção Civil, Serviços Sociais do Município, Corporação de Bombeiros, GNR e Junta de Freguesia.
Este exercício permitiu ainda testar a evacuação preventiva desta aldeia rural do concelho de São Brás de Alportel onde foram testados os percursos de evacuação e a operacionalização do local de abrigo devidamente identificado.
Após este simulacro, o programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” encontra-se completamente implementado em duas localidades serranas do concelho, nomeadamente as aldeias de Cabeça do Velho e Parises.
O Município de São Brás de Alportel pretende dar continuidade à implementação do programa. Para o efeito, têm ainda de ser realizadas algumas infraestruturas de apoio.
Com estas iniciativas, o Município de São Brás de Alportel pretende testar a organização e a capacidade de resposta a emergências deste tipo, de modo a identificar oportunidades de melhoria face aos riscos existentes, testando os procedimentos e os planos de evacuação implementados. Um eixo primordial da estratégia de prevenção de incêndios rurais que o município tem em curso.
Por: CM de São Brás de Alportel