Importa recordar que este concurso, que vai na sua 11ª edição, é promovido pelo Banco de Portugal em colaboração com o Banco Central Europeu e dos bancos centrais nacionais do Eurosistema e tem por objetivo ajudar os alunos do ensino secundário a perceber em que consiste a política monetária e qual a sua relação com o conjunto da economia.
Na primeira fase, os alunos responderam a um questionário de 30 perguntas com três níveis de dificuldade. Depois produziram um trabalho sobre política monetária no qual deveriam estimar a taxa de juro que o BCE deveria fixar na reunião de 10 de março de 2022. Finalmente, tiveram de apresentar esse trabalho a um júri designado pelo Banco de Portugal.
O grupo de alunos da Escola Secundária José Belchior Viegas de São Brás de Alportel, é formado pelos jovens estudantes do 12.º ano: Diogo Gonçalves, Iúri Pinto, Diana Olenych, Marisa Viegas e Ricardo Justo.
Juntos e acompanhados pelo Professor Nuno Reis, com forte apoio da sua diretora de turma Claudia Viegas, alcançaram o 2.º lugar, num conjunto de 4 equipas, sendo estes alunos os únicos participantes de uma escola pública.
Cada aluno e o professor receberam elogios do Presidente do Banco de Portugal, um cheque-presente no valor de 250,00 euros e trouxeram um troféu para a escola.
Reconhecendo o trabalho e mérito destes jovens, o executivo municipal aprovou, por unanimidade, a 10 de maio, em reunião de Câmara, a atribuição de um voto de louvor pela sua participação e resultado obtido que tanto dignifica o Município.