Programa Municipal «Vale + Animal»

O executivo municipal de São Brás de Alportel aprovou a continuidade do programa de apoio à adoção de animais abandonados “Vale + Animal” em 2024.

Criado em 2021, este programa consiste na atribuição de incentivo à adoção de animais, nomeadamente, canídeos, numa parceria com a Associação Coração 100 Dono, entidade parceira do Município.

Quem adota um animal adotado recebe um kit de apoio, que integra um vale de 30,00 euros que pode ser utilizados em vários estabelecimentos do comércio local para aquisição de cuidados de saúde ou de alimentação para o animal.

A concretização da adoção permite obter gratuitamente no Consultório Veterinário Municipal ao preenchimento do boletim sanitário, à aplicação de microchip de identificação, à desparasitação interna, à vacinação antirrábica e à esterilização do animal adotado.

Desde 2021, já foram entregues dezenas de vales + Animal a famílias são-brasenses que resgataram um “amigo de quatro patas”.

Caso pretenda adoptar um animal ou obter  mais informações para obter o Vale + Animal, os novos cuidadores do animal adotado na Associação Coração 100 Dono devem dirigir-se ao Balcão Vale + Animal, no Gabinete de Apoio à Vereação da Câmara Municipal (1.º andar) ou contactar o Município através dos contactos: 289 840 004 (chamada rede fixa) / gav@cm-sbras.pt.

O Município está ainda a avaliar a possibilidade de incluir outros benefícios a quem resgata animais.

Um programa que vem reforçar o trabalho já realizado pelo Município na área da causa animal, como é exemplo a adesão ao Programa Nacional de Apoio à Saúde Veterinária para Animais de Companhia em risco – Cheque veterinário, assim como o trabalho articulado com associações, entidades e comunidade.