As escolas EB 1 JI de São Brás de Alportel, o Jardim de Infância «Joaninhas», o Pavilhão Municipal, o Polidesportivo, o Complexo de Piscinas Cobertas e o Cineteatro Municipal foram os equipamentos dotados com estes equipamentos, que permitem uma significativa poupança energética.
Esta medida de promoção da eficiência energética contou com um investimento municipal na ordem dos 15.000 euros, que vai permitir uma poupança média mensal de 900,00 euros e um retorno de capital investido em apenas 14 meses.
As baterias de condensadores de energia fornecem aos equipamentos elétricos a energia reativa necessária para a manutenção do campo magnético, evitando custos elevados no consumo de energia reativa em equipamentos de elevado consumo.
Este é mais um investimento realizado no âmbito do Plano Municipal de Eficiência Energética que procura sempre adotar as melhores opções tecnológicas disponíveis no mercado para promover a poupança energética dos espaços e equipamentos.
No âmbito deste plano, entre 2015 e 2017 foram substituídas pela EDP, em parceria com o Município, mais de 500 luminárias obsoletas, foram instalados redutores de fluxo energético e foi aplicada tecnologia LED nas obras municipais em espaço público e edifícios.
Esta é mais uma ação que cumpre os critérios de eficiente racionalização da energia e constitui um passo importante no desafio da qualidade ambiental e na poupança energética, ao mesmo tempo que são garantidas as condições e exigências de segurança.
Medidas essenciais para que o Município de São Brás de Alportel continue a fazer face às exigências resultantes de um concelho que se pretende cada vez mais dinâmico, mais moderno e com um crescimento sustentável.
Por: CM de São Brás de Alportel