MUNICÍPIO DE SÃO BRÁS DE ALPORTEL DECLARA LUTO MUNICIPAL PELO FALECIMENTO DE JOSÉ SOTERO GAGO DA LUZ

Pelo triste falecimento de José Sotero Gago da Luz, ocorrido no dia 7 de abril de 2025, o Município de São Brás de Alportel presta justo tributo de reconhecimento e respeito a este cidadão de grande estima, cuja dedicação e contribuição para a comunidade local foram marcantes.
José Sotero Gago da Luz, bancário ao serviço da Caixa Geral de Depósitos, durante largas décadas, foi amplamente respeitado pela sua competência profissional e, sobretudo, pela sua intervenção cívica e política e pela forma simpática e dialogante que caraterizou a sua vivência.
Alportelense de berço e mocidade, a Vila sempre o atraiu para o convívio e a partilha da vida em comunidade, deixando saudade, pela sua tranquilidade e companheirismo. A sua vida foi profundamente marcada pelo seu envolvimento no movimento associativo: integrou a Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários, no final da década de 1980 e foi elementos dos órgãos sociais da União Desportiva Recreativa Sambrasense.
A sua dedicação à vida da comunidade ficou também marcada pela sua paixão pelo mundo da Rádio, tendo sido tesoureiro da cooperativa gestora da Rádio Clube São Brás, projeto que abraçou, ao lado de um grupo de amigos, a partir da década de 1990.
Na sua vida cívica, José Sotero Gago da Luz desempenhou também um papel significativo no quadro da política local, tendo sido membro da Assembleia Municipal, eleito pelo Partido Social Democrata, no mandato de 1983 a 1985, e Vereador da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, igualmente pelo Partido Social Democrata, no mandato de 1986 a 1989, sempre com o intuito de valorizar a democracia e o desenvolvimento local.
Nesta triste circunstância, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, representada por todos os seus órgãos eleitos, trabalhadores e colaboradores, manifesta, em nome da comunidade são-brasense, os seus mais sentidos pêsames à família de José Sotero Gago da Luz, bem como a todos os seus amigos, neste momento de luto.
Reconhecendo o seu contributo ímpar para a comunidade e o legado que deixa, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, sob proposta aprovada por unanimidade em reunião de 8 de abril, decretou um dia de luto municipal, publicamente manifestado através do hastear da bandeira do Município a meia haste, no edifício dos Paços do Concelho, no dia 10 de abril de 2025, dia em que se realiza o seu funeral.