Porque entre a educação como a pedra basilar do desenvolvimento da comunidade, envolvendo as mais diversas dimensões da nossa vida, o Município de São Brás de Alportel continua apostado no incentivo de consumo de fruta junto dos mais pequenos, nomeadamente dos alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas.

Recorde-se que no ano letivo 2018/19 o Município de São Brás de Alportel readeriu ao programa “Regime de Fruta Escolar” (RFE) da responsabilidade dos Ministérios da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, da Saúde e da Educação.

Porque a promoção de hábitos alimentares saudáveis na escola é um fator determinante para a obtenção de resultados sustentáveis, a longo prazo, na luta contra a obesidade e na saúde em geral, no ano letivo 2021/22, o Município de São Brás de Alportel decidiu alargar esta medida às crianças que frequentam o ensino pré-escolar do concelho. Os resultados positivos obtidos incentivam o Município e o Agrupamento Escolar a manter esta medida.

O Regime de Fruta Escolar é uma iniciativa de âmbito europeu que pretende (com a distribuição gratuita de uma peça de fruta duas vezes por semana) promover hábitos alimentares mais saudáveis e capacitar as crianças e famílias para a adoção de competências que levem a um consumo de fruta em substituição de "lanches” de fraca qualidade alimentar.

O programa prevê ainda a implementação de medidas de acompanhamento articuladas anualmente com o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas e visam promover iniciativas educativas e de sensibilização, garantir a eficácia do programa e reforçar a importância do consumo de frutas e hortícolas.

Os resultados positivos obtidos com este programa e o seu alargamento ao ensino pré-escolar incentivam o Município e o Agrupamento Escolar a manter esta medida.