Neste âmbito, a autarquia e a Algar promoveram, esta quarta-feira, 3 de Julho, “Dia Internacional Sem Sacos de Plástico”, uma ação de sensibilização no Mercado Municipal. A ação teve como objetivo alertar para o consumo excessivo de sacos de plástico, propondo-se alternativas para resolver este sério problema ambiental.
No próximo sábado, dia 6 de julho, o Mercado promove nova ação de sensibilização, durante a qual será apresentado o projeto “Alcofa”.
O Projeto “Alcofa, o futuro na sua mão” é uma iniciativa do município de São Brás de Alportel, coordenada em conjunto pela Casa do Artesão e pelo Mercado Municipal, que pretende incentivar o uso de soluções alternativas ao consumo de sacos de plástico descartáveis e em simultâneo valorizar o artesanato e os recursos locais.
A partir de julho, nas manhãs de sábado, com a participação de artesãos locais, o Mercado Municipal de São Brás de Alportel apresenta soluções alternativas ao saco de plástico descartável, em diversos materiais.
O Município de São Brás de Alportel e a Algar apelam ao envolvimento de todos os cidadãos na separação dos resíduos que produzem, sempre e em todo o lado e para que depositem corretamente esses resíduos nos contentores correspondentes. Ao fazê-lo estão a contribuir para evitar a poluição ambiental e a garantir que os resíduos recebem o destino adequado.
Os sacos de plástico leves são prejudiciais para o ambiente e para a saúde. No lixo misturam-se com o resto dos resíduos. Acabam por isso nos aterros ou no ambiente, onde podem permanecer mais de 300 anos. De acordo com a caracterização dos resíduos depositados em aterro de 2018, realizada pela Algar, 13% correspondem à categoria dos plásticos, sendo que 76% desse material correspondem aos sacos de plástico leves.
O “Dia Internacional Sem Sacos Plásticos” apela à mudança de comportamento de todas as pessoas do mundo relativamente ao uso dos sacos plásticos. Cada um de nós deve fazer um esforço para preservar o ambiente, optando por reduzir o uso de sacos de plástico, reutilizar sempre que possível e caso não sejam passiveis de reutilização, deverão ser depositados no contentor amarelo do ecoponto, para serem reciclados.
Por: CM de São Brás de Alportel