A Câmara Municipal de Serpa vai assinalar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e a Noite Europeia dos Museus (20 de maio), este ano sob o tema lançado pelo ICOM «Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus», esta 5ª feira e sábado, em Serpa.

Das 14.30h às 17h do dia 18 decorrerá a visita guiada "Com os objetos se construíram vidas" no Museu de Etnografia de Serpa. No dia 20, a partir das 22h00, o Museu Municipal de Arqueologia, situado no Castelo de Serpa, abre as suas portas, enquanto no recinto haverá lugar a uma pequena atuação dos músicos em residência artística no Musibéria, Ariel Rodriguez e Mauro Ciavattinie. A partir das 23h00, decorre um percurso noturno pelas muralhas do Castelo, sob o tema "Estórias na Voz das Muralhas" e que irá desvendar a história oculta nas pedras.

O Museu Municipal de Arqueologia e o Museu de Etnografia de Serpa integram o conceito estratégico municipal "Serpa Museu Aberto" que é o resultado de análises e reflexões profundas acerca da natureza e características do território, bem como dos recursos endógenos existentes e que abrangem as várias áreas do Património Cultural (I)Material Local.

O Museu Municipal de Serpa foi já objeto de grande intervenção tendo sido reaberto ao público em março de 2016, enquanto o Museu de Etnografia será muito em breve encerrado para obras de requalificação. Estão ainda candidatados pelo Município de Serpa e encontram-se a decorrer vários projetos de valorização da rede museológica municipal, incluindo museus, galerias e centros de interpretação a localizar em todas as sedes de freguesia do concelho de Serpa.

 

Por: CM Serpa