Foi hoje, dia 24 de março, assinado entre o Município de Silves e a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) - Estabelecimento Prisional (EP) de Silves, um acordo de colaboração tendo em vista a prestação de apoio a nível psicológico, nomeadamente consultas de psicologia individuais e dinâmicas de grupo aos reclusos do EP.

Considerando que os estabelecimentos prisionais são palco de uma vida psicossocial própria, onde a mudança e a transformação se sucedem a um ritmo que rapidamente desprogramam as adaptações que os reclusos adquiriram na comunidade, importa sanar as consequências negativas inerentes à entrada e permanência regular e constante no meio prisional, promovendo uma melhoria do seu bem-estar pessoal e qualidade de vida, bem como a mudança de comportamentos e atitudes que lhes permitam uma melhor reintegração na sociedade e a prevenção do risco da sua reincidência criminal, com base nas características e necessidades, individuais e coletivas. É neste sentido que, com o estabelecimento deste acordo, a Câmara Municipal de Silves, através do seu sector de Psicologia, fará o acompanhamento psicológico de reclusos do EP que estejam previamente sinalizados pelos técnicos do referido estabelecimento.

Por forma a serem aferidas estratégias de intervenção concertadas, fundamentais num cenário de cooperação multidisciplinar, serão promovidas mensalmente reuniões de carácter técnico, entre os Serviços Clínicos do EP e o Serviço de Psicologia do Município de Silves.

De referir que o presente acordo tem a duração de dois anos, renovando-se automaticamente por iguais e sucessivos períodos de tempo.

Presentes na cerimónia estiveram o Executivo Permanente da CMS - composto por Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal, Mário Godinho, Vice-Presidente e Luísa Conduto Luís, vereadora - Celso Manata, diretor da DGRSP, Ricardo Torrão, diretor do EP de Silves, Luís Mira, chefe do EP de Silves e Carla Maia, Técnica Superior do EP.

 

Por: CM Silves