Civismo, empenho, versatilidade, respeito e forte sentido solidário motivam louvor inédito

A Câmara Municipal e a Assembleia Municipal de São Brás de Alportel aprovaram, por unanimidade, um voto de louvor à comunidade são-brasense que durante este desafiante período de pandemia provocada pelo novo Coronavírus COVID19 mostrou a sua garra, resistência e a sua enorme capacidade de mobilização solidária.

“O município de São Brás de Alportel é conhecido pelo espírito altruísta e solidário das suas gentes, o que constitui uma enorme mais-valia para o concelho, nas mais diversas áreas.

São inúmeros os voluntariosos são-brasenses, assim como as coletividades, empresas e movimento de associativismo formal e informal que, sempre que é necessário, avançam sem medo para ações de solidariedade que muito nos orgulham. Esta cidadania ativa em muito contribui para um concelho desenvolvido, justo e inclusivo, que se revela cada vez mais «um passo à frente das necessidades», na procura constante da proteção de todos e da ajuda a quem mais precisa”, lê-se no documento aprovado pelo executivo municipal a 16 de abril e posteriormente pelos membros da assembleia municipal, a 29 do mesmo mês, onde é enaltecida a forma como a comunidade tentou reforçar a rede de apoio à comunidade e criar soluções engenhosas para problemas criados pela pandemia.

O agradecimento é ainda estendido a todas as empresas e particulares “que têm manifestado a sua solidariedade, mediante doação de bens, serviços e donativos, em prol deste combate contra o vírus, pela vida e pelo futuro da nossa comunidade”.

O voto de louvor aprovado também por unanimidade pela Assembleia Municipal são-brasense, a 29 de abril, estende-se ainda a toda a população que, no geral, colaborou e respeitou o apelo ao isolamento social e acatou as ordens importas pelo Estado de Emergência e as recomendações das Autoridades de Saúde e do Município.

Uma colaboração que o executivo municipal reconhece que foi particularmente exigente no Domingo de Páscoa em que pela primeira vez a Procissão de Aleluia não saiu à rua. Uma tradição que a comunidade soube adaptar à realidade, tendo sido celebrada em casa e nas varandas são-brasenses.

 

“Sem esta colaboração, a mais poderosa arma de enfrentar este inimigo invisível e mortal, não teríamos, ao momento, os reduzidos números de infeção no concelho, que contudo não nos descansam desta luta que se trava, dia a dia, pela vida de todos”, lê-se no voto de louvor que estende um reconhecimento especial a todas e todos os profissionais que desde a primeira hora têm estado a garantir cuidados de saúde, segurança pública e o acesso a bens e serviços essenciais a toda a comunidade, incluindo os cidadãos mais isolados e os que integram os grupos de risco.

O reconhecimento estende-se ainda aos artistas são-brasenses que “generosamente têm partilhado o seu talento em prol do bem-estar da comunidade e a todos os que têm contribuído para a implementação do programa “São Brás Acontece Em Casa” que está a ser disponibilizado a toda a população através das redes sociais do Município.

O voto alude também aos empresários e comerciantes que prontamente acederam ao apelo do município, encerrando temporariamente os seus estabelecimentos, colocando em causa os seus rendimentos, num contributo fundamental para a proteção da vida de todos e a todos os agentes da economia local que nobremente se reinventaram para que nada falte a quem está em casa.

Nesta ocasião, em que o País tenta retomar alguma dinâmica económica e social, o Município e a Assembleia Municipal deixam ainda um reconhecimento aos colaboradores do município que de forma empenhada e versátil mantiveram o seu compromisso de serviço à comunidade.

No voto de louvor é apresentado um “justo reconhecimento a todos os membros do Grupo de Trabalho COVID 19 pelo e ao Serviço Municipal de Proteção Civil, pelo incansável esforço e aos restantes elementos da Subcomissão de Proteção Civil, nomeadamente à Delegada de Saúde, pelo seu incondicional empenho, à representante da Segurança Social e ao Comandante do Posto Territorial da GNR; parceiros primordiais nesta luta pela proteção da nossa população”.

Todo o empenho e esforço elencado de forma pormenorizada no voto de louvor, motivaram a atribuição deste voto de louvor à comunidade que nesta época particularmente desafiante muito tem dignificado a sociedade em geral e o Município de São Brás de Alportel em particular.

 

Por: Câmara Municipal de São Brás de Alportel

 

 

Proposta de Atribuição de

VOTO DE LOUVOR À COMUNIDADE SÃO-BRASENSE

SEPARADOS UNIDOS PELA VIDA

O município de São Brás de Alportel é conhecido pelo espírito altruísta e solidário das suas gentes, o que constitui uma enorme mais-valia para o concelho, nas mais diversas áreas.

São inúmeros os voluntariosos são-brasenses, assim como as coletividades, empresas e movimento de associativismo formal e informal que sempre que é necessário avançam sem medo, para ações de solidariedade que muito nos orgulham. Esta cidadania ativa em muito contribui para um concelho desenvolvido, justo e inclusivo, que se revela cada vez mais “um passo à frente das necessidades”, na procura constante da proteção de todos e da ajuda a quem mais precisa.

Vivemos tempos difíceis e é nesta altura, que a génese São-Brasense vem ao de cima.

A pandemia originada pelo COVID-19 deixou-nos a todos sem chão e lançou-nos para um abismo de olhos vendados… mas a população são-brasense mui prontamente foi uma vez mais rede de suporte e “fábrica de ideias geniais”.

A rede de suporte manifesta-se de diversas formas. E a principal é a forma como a população, no geral, tem colaborado com o apelo de isolamento social e acatado as ordens impostas pelo Estado de Emergência e as recomendações das Autoridades de Saúde e do Município. Sem esta colaboração, a mais poderosa arma de enfrentar este inimigo invisível e mortal, não teríamos, ao momento, os reduzidos números de infeção no concelho, que contudo não nos descansam desta luta que se trava, dia a dia, pela vida de todos.

A rede de suporte estende-se pelas mais diversas entidades com as quais o município de São Brás de Alportel tem o privilégio de poder contar.

Um especial reconhecimento para aqueles que avançam em primeiro lugar, que trabalham para salvar vidas e manter a nossa comunidade com os bens e serviços essenciais:

Aos profissionais de saúde;

Aos farmacêuticos e aos seus colaboradores;

Aos Bombeiros Voluntários;

Aos agentes das forças de segurança;

Aos dirigentes, trabalhadores e voluntários dos lares de terceira idade;

Aos trabalhadores das entidades de serviço público;

Às instituições e entidades parceiras com quem continuamos a trabalhar em rede, pelo bem-estar da nossa comunidade;

Às associações e grupos informais que se adaptaram a esta nova realidade para manter o apoio à comunidade;

Aos artistas que generosamente têm partilhado o seu talento em prol do bem-estar da comunidade; e a todos os que têm contribuído para a implementação do programa “São Brás Acontece Em Casa”;

Aos trabalhadores dos supermercados, das mercearias, frutarias, talhos, padarias e demais espaços de distribuição alimentar;

Às drogarias, lavandarias e demais estabelecimentos que estão abertos a assegurar os bem essenciais;

Aos empresários e comerciantes que prontamente acederam ao apelo do município, encerrando temporariamente os seus estabelecimentos, colocando em causa os seus rendimentos, num contributo fundamental para a proteção da vida de todos;

Aos agricultores e aos produtores locais, que nos dão os alimentos frescos para a nossa mesa;

E a todos os agentes da economia local que nobremente se reinventaram para que nada falte a quem está em casa;

Aos camionistas, aos carteiros e a todos os que trazem a nossa casa os bens e serviços que precisamos;

A todos quantos continuam a manter o apoio a quem não pode sair de casa;

À comunicação social que nos mantém informados;

Aos muitos voluntários que prontamente responderam ao nosso apelo de solidariedade;

Aos jovens mentores do projeto de criação de viseiras e proteção e a todos os beneméritos que já contribuíram para esta causa;

Bem como às costureiras e artesãos que se associaram ao projeto de criação das “Máscaras sociais são-brasenses” que protegem a comunidade e a economia Local;

Aos professores que continuam a sua missão de ensinar, em tempos diferentes;

Às famílias de todos os profissionais que estão permanentemente em risco;

Aos que estão em casa a partilhar o sofrimento de todos os outros;

A todos os autarcas, na sua ativa missão de serviço à comunidade;

Um agradecimento especial a todos os colaboradores do município que de forma exemplar têm revelado o seu compromisso com o serviço à comunidade e adaptados a este difícil contexto, mudando rotinas e muitas vezes de funções e de tarefas, continuam a trabalhar para assegurar os serviços essenciais à comunidade:

A recolher os resíduos, a limpar e higienizar as nossas ruas;

A desinfetar os nossos espaços públicos;

A assegurar os serviços operacionais e os piquetes fundamentais para o bem-estar da comunidade;

A estar em alerta permanente para intervir em situações de emergência;

A manter em funcionamento o Mercado Municipal;

A ajudar quem mais precisa nos Serviços Sociais;

A cumprir a responsabilidade de informar a todos, pelo mais diversos canais de comunicação,

A apoiar a economia local;

A preparar todos os processos e outros procedimentos necessários para que toda esta grande engrenagem de serviço à nossa comunidade não deixe de cumprir a sua missão

 

Um justo reconhecimento a todos os membros do Grupo de Trabalho COVID 19 pelo e ao Serviço Municipal de Proteção Civil, pelo incansável esforço e aos restantes elementos da Subcomissão de Proteção Civil, nomeadamente à Delegada de Saúde, pelo seu incondicional empenho, à representante da Segurança Social e ao Comandante do Posto Territorial da GNR; parceiros primordiais nesta luta pela proteção da nossa população.

E um sentido agradecimento a todas as empresas e a todos os particulares que têm manifestado a sua solidariedade, mediante doação de bens, serviços e donativos, em prol deste combate contra o vírus, pela vida e pelo futuro da nossa comunidade!

O Município de São Brás de Alportel agradece reconhecidamente a todos os referidos e a todos os demais, num agradecimento reconhecido que se estende a toda a comunidade são-brasense pelo elevado sentido de cidadania, responsabilidade e solidariedade com que tem cumprido as orientações das autoridades de saúde e do município, num contributo essencial para a proteção da saúde e da vida de todos, que teve o seu maior expoente na celebração da Páscoa, festa maior da nossa terra, vivida em Casa, pela nossa comunidade, impedida de cumprir a ancestral tradição da Procissão da Aleluia.

Nesta circunstância, reconhecendo a dedicação, o trabalho e o mérito de todas/todos os são-brasensense, que colaboram ativamente na luta de propagação contra o vírus COVID-19, em prol desta causa comum, proponho ao executivo municipal, reunido em sessão ordinária de 17 de abril de 2020, a atribuição de um voto de louvor à Comunidade que muito dignifica a sociedade no geral e o município de São Brás de Alportel em particular.

 

A NOSSA POPULAÇÃO, UNIDA À DISTÂNCIA, É UM GRANDE ORGULHO PARA TODOS!

 

São Brás de Alportel, 15 de abril de 2020.

 

OS MEMBROS DO EXECUTIVO MUNICIPAL DE SÃO BRÁS DE ALPORTEL